cuidado com o anjo Televisão

Impressões da primeira semana de “CUIDADO COM O ANJO”


cuidado-com-o-anjo

Um mais do mesmo com chances de ser uma boa pedida. Essa é a receita de Cuidado com o Anjo, a mais nova novela mexicana do SBT. O programa, que recicla sem constrangimento todos os clichês possíveis de seu gênero, consegue se fazer atrativo graças à qualidade da adaptação, a afinação do elenco e a carga dramática.

A heroína de Cuidado com o Anjo é a espevitada Malu (Maite Perroni). Órfã e humilde, ela esconde por trás da aparência angelical e sapeca um triste segredo: quando adolescente, foi vítima da violência sexual de um homem misterioso, de cujo rosto já não consegue se lembrar. Seu destino cruza-se por acaso com o do endinheirado João Miguel São Romão (William Levy), um compreensivo psiquiatra que dedica sua vida a ajudar jovens em situação de risco. João Miguel e Malu acabam se apaixonando. Ela nem desconfia, porém, que foi Miguel o homem que tentou abusar dela no passado.

Ao contrário do que a premissa pareça indicar, esta premissa não transforma esta produção de Natallie Lartilleux (Rafaela) em um completo dramalhão. O perfil irreverente e ingênuo de Malu, por exemplo, contribui bastante para suavizar a trama e atenuar esse perfil. Essas e outras características contrabalançam perfeitamente com a parte mais dramática da história, fazendo de Cuidado com o Anjo uma novela, embora água-com-açúcar, leve e agradável de se ver.

Os três primeiros episódios foram muito mornos, é verdade; a partir do quarto capítulo, porém, a novela ganha intensidade com o acidente de avião sofrido por João Miguel e sua esposa Viviana (Nailea Norvind), no qual esta é dada como morta. Amado por uns e criticado por outros, o consagrado roteirista Carlos Romero (A Usurpadora, Maria do Bairro) acertou totalmente a mão neste momento da história, conferindo-lhe a carga dramática exata e ganhando definitivamente o público a partir daí. Afinal, nada como uma situação potencialmente dramática logo na primeira semana – que o digam as brasileiras Páginas da Vida (2006) e A Vida da Gente (2011).

Agora, nem por isso a novela deixa de ter seus tropeços. O pano-de-fundo da delinquência juvenil, sob a ótica da psiquiatria e da responsabilidade social, não está convencendo. A maneira como Malu e seus amigos foram levados à delegacia após a confusão na boate, e em seguida “obrigados” pelo juiz Velarde (Ricardo Blume) a se submeterem à avaliação psicológica de João Miguel, foi tão forçada e mal escrita que francamente beirou o amadorismo. Romero é forte no melodrama, mas ainda precisa ter umas boas aulas com autores brasileiros antes de incluir merchandising social em suas novelas.

O elenco é outro acerto de Cuidado com o Anjo. Maite Perroni está convencendo na pele da heroína, e pode-se dizer que boa parte do carisma de Malu se deve à interpretação da ex-cantora do RBD. William Levy, que parecia tão apagado em suas primeiras cenas, veio a surpreender e interpretou com notável segurança as cenas mais dramáticas de João Miguel, quando este acredita haver perdido a esposa. Ricardo Blume, Helena Rojo (Cecília) e Rocío Banquells (Isabela) estão naturais sem exagerar, enquanto Laura Zapata (Maria Mercedes) brilhou nas cenas em que sua Ofélia, desfere toda a ira contra o genro, João Miguel, a quem culpa pela suposta morte de Viviana. A única que talvez esteja um pouco desafinada é a em geral ótima Sherlyn (Camaleões), que desta vez vive a doce Rosa, irmã caçula do galã.

Apesar do início tão morno, Cuidado com o Anjo parece estar encontrando o caminho certo para se tornar uma novela que, se não será inesquecível, ao menos bastante entretida e divertida. A semelhança com as novelas de Thalía, citada na crítica do primeiro capítulo, tem tudo para agradar os fãs do SBT. Vale conferir.

(Felipe Brandão)


40 Comentários on Impressões da primeira semana de “CUIDADO COM O ANJO”

  1. Fran Scarpelin avatar

    HUM , TO APAIXONADA PELO CASAL MALU E JOÃO MIGUEL. NUNCA TINHA VISTO UM HOMEM TÃO LINDO E INSUPRTAVELMENTE INSUPORTAVEL DE TAO MARAVILHOSO QUE É. CHEGA A DOER OS OLHOS COM A BELEZA DELE. VICIADA POR COMPLETO NA NOVELA E NELE. PORQUE NAO EXIBIRAM ESSA NOVELA ANTESSSSSSS????INJUSTIÇA CONHECER SOMENTE AGORA WILLIAM LEY…AIAI MAS AINDA BEM NÉ QUE CONHECEMOS :) ( SO EXAGERADA MESMO QUANDO AMO), RS MAS VERDADE…

  2. Manu avatar

    Eu vejo essa novela em espanhol por nao cnseguir esperar pelos proximos episodios em portugues.. hehehe.. eh mtooo boa mesmo.
    Mas melhor que essa novela, é Triunfo Del Amor no qual os protagonistas tbm são Maite e Williiam. Queria muito que o sbt passace essa novela, pois soh tem disponivel no Netflix (dublado) e pra quem acha Cuidado com o Anjo muito boa, iria amaaar Triunfo Del Amor.. Fica a dica!

  3. A novela é totalmente VICIANTE e já é sucesso ñ só entre a geração RBD, é sucesso até mesmo entre as pessoas mais velhas ou jovens, são tias, mães, avós totalmente viciadas na trama, e até mesmo crianças aprovando a novela, Maite Perroni dando um show como Malu e ñ podemos negar que a quimica entre ela e o Willian Levy é totalmente perfeita, SBT mandou bem, perronitos agradecem !

  4. e isso msm gente a pura Verdade Essa novela vicia mesmo pois sou uma a viciada kkkk Amo e Amo essa novela de todas que já assisti essa foi que mais amei e nunca tive tão ligada na tv como estou com essa novela.. e sem explicação num to nem mim importando para trabalhar só penso nessa novela kkkkk n perco por nada… Sou apaixonada por esse casal magnificantes lindos,lindos…. João miguel e um gatão ai Se pudesse conhece-lo e lhe dar um beijo sou louquinha por ele kkkk mais isso e impossível mais n é impossível sonhar num e mesmo?? rsrsrsrs Amo,Amo,Amo JOÃO MIGUEL SARO MÃO :) se eu pudesse conhece-lo pessoalmente cara faria tudo por ele;) kkk bjs…

  5. milka avatar

    ai adoro essa novela mas eu acabo chorando muito quando vejo osofrimento da malu mas mesmo assim me viciei a novela que mais gostei tirando a usurpadora foi essa. adoro esse casal joão miguel e malu lindos!
    a unica coisa que eu não gostei foi que quem agrediu a malu foi o joão miguel me decepicionei com isso!

  6. Acho que o talento dos atores e atrizes mexicanos são imcomparaveis e tambem a beleza …
    naum que eu prefira eles do que os brasileiros mais os artistas internacionais tem uma maneira unica de trabalhar na tv e encantar o publico ..naum so do pais de origem mais tambem o mundo todo
    amooh essa novela!!!