“Em Família”: O explosivo reencontro de Helena e Laerte

laerte e helena

A cena mais esperada desta terceira fase de Em Família já tem data para acontecer. Será no capítulo do dia 25 (terça-feira) que Helena (Júlia Lemmertz) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) vão se reencontrar após mais de 20 anos sem se ver.

A aproximação entre os dois primos se dará no enterro de Itamar (Nélson Baskerville), pai do rapaz. A esposa de Itamar, Selma (Ana Beatriz Nogueira), ficará sensibilizada com a perda do marido e pedirá a Verônica (Helena Ranaldi) que convide para o enterro a família de sua irmã, Chica (Natália do Valle), com quem rompeu relações após o casamento desfeito de Helena e Laerte.

Chica decidirá ir ao enterro, e Luíza (Bruna Marquezine) fará questão de acompanhar a avó para conhecer a família de Goiânia. Temendo uma nova aproximação entre Laerte e Luíza, Helena se verá obrigada a ir junto para vigiar a filha. A leiloeira faz o possível para não encontrar Laerte, mas os dois acabam se cruzando durante a missa do velório. Ambos ficam desconcertados com o reencontro, mas contém o constrangimento e evitam se falar.

Chica aproveita o velório para fazer um discurso emocionado, pedindo a Selma que as duas famílias se reconciliem. Selma e Chica se abraçam, emocionadas, pedem perdão uma à outra e enfim voltam às boas.

Após as cerimônias, Helena decide passear por Goiânia e visita a casa onde passou sua infância e adolescência, lembrando como foi feliz ali. Em seguida, a moça vai ao velho clube da cidade, onde teve seu baile de formatura, e ali encontra ninguém menos que Laerte.

Ao ver o ex-noivo, Helena tenta sair apressadamente do clube, mas Laerte vai atrás dela e a detém, chamando-a de Leninha. “Não sou Leninha! Pra você eu sou Helena. Leninha eu sou pra minha família, pro meu marido”, diz, referindo-se a Virgílio (Humberto Martins).

Os dois discutem, e Laerte pede perdão a Helena pelo passado. “Não tem perdão o que você fez! E mesmo que tivesse, eu não te perdoaria”, dirá ela, rancorosa. Laerte chegará a se ajoelhar, implorando a absolvição dela, mas Helena vai ignorá-lo e tentará novamente sair do clube. Laerte outra vez tenta detê-la, mas dessa vez Helena o agride com um safanão: “Me larga! Não toca em mim. Tenho nojo de você!”

Para surpresa da leiloeira, porém, Laerte reage à altura e a segura firme pelo braço. “Daqui você não sai! Vai me ouvir também! Pensa o quê? Que é melhor do que os outros?”, dirá ele, feroz, com o rosto muito próximo ao de Helena. “Que tanta raiva você tem de mim? Você foi minha parceira no crime que cometi! Você começou tudo. Provocou sempre, me atirou contra o Virgílio, nos fez de idiotas na frente da cidade toda! ‘Meus dois amores’: não era o que você dizia, de braço dado com nós dois?”

A discussão irá longe e Helena chegará a esbofetear Laerte, que não pensará duas vezes antes de devolver a bofetada, deixando a prima perplexa. Em dado momento, Helena debochará dos ciúmes que Verônica sente dela, e Laerte retrucará dizendo que Verônica não sente ciúmes de Helena, mas de Luíza. A fúria de Helena, claro, chegará ao ápice diante disso e uma nova sessão de agressão mútua entre ambos começará.

Em Família é exibida na Globo de segunda a sábado, após o Jornal Nacional.

Matéria publicada pelo Portal Overtube em 14/02/2014 às 14h48 PM

Top
%d blogueiros gostam disto: