A Bíblia – Nova Temporada

A série A Bíblia – Nova Temporada é baseada na história de Jesus, crucificado e morto na cruz pelas mãos dos romanos. Pedro e os discípulos são caçados pelas autoridades do Templo, liderado pelo sumo sacerdote Caifás e soldados romanos sob ordens do governador Pôncio Pilatos. Para a pequena parte dos seguidores, todos os dias são lutas pela sobrevivência, e suas missões, para espalhar a Palavra ao mundo, parece impossível. Mas eles têm a esperança e logo poder: o milagre da ressureição e o choque com a chegada do Espírito Santo sobre todos eles no Pentencostes, lhes permitem inspirar mais e mais pessoas a aderir a caminhada. O crescimento da Igreja trouxe também desafios a Pedro, João e Maria Madalena, que são levados ao limite, enfrentando julgamentos, prisões, perseguições e punições, até compreenderem o poder que lhes são dados por Deus.

Outros grupos lutam por seus direitos na Roma ocupada no primeiro século de Jerusalém. Boaz e uma força dirigida por fanáticos, tentam ganhar os seguidores de Jesus, mas suas ações violentas, incluindo um atentado a Pilatos, trouxe terror para todos os residentes da cidade. A viúva de Boaz continua em sua missão quando ele é morto, as apostas ficam mais e mais sangrentas das batalhas, até que um massacre devastador dizima milhares de civis. Aqueles que vivem pela espada, morrem pela espada.

Em meio a essa turbulência cívica e crescente pressão de Pilatos para manter o controle do povo judeu, Caifás tenta conter a popularidade desta religião florescente, mas enfrenta forte oposição de dentro de seu próprio conselho judaico, de rivais que querem sua posição, e até mesmo de sua própria família, que começam a se voltar contra ele. Caifás encontra a solução em Saulo, um homem estudioso cujo desejo é de perseguir os seguidores de Jesus. Mas quando Saulo conhece Jesus no caminho de Damasco, ele se transforma de perseguidor para um seguidor fiel. Caifás enfrenta seu adversário mais difícil.

Pilatos, forçado a defender suas ações em relação a Jesus, e sua ansiosa esposa Cláudia, sentem escorregar de suas mãos e vê Caifás envolvido cada vez mais profundamente na política religiosa judaica. As reações de Pilatos se tornam mais brutal e inflige a ordem romana sobre as massas rebeldes. Cansado de seu tumultuado posto, Pilatos começa a encontrar um caminho para sair da Judéia, e ganha um novo posto na Síria, até seu aliado imperador Tibério morrer. Pilatos causa ainda mais derramamento de sangue e devastação ao povo de Jerusalém. E se ele está caindo, vai levar Caifás com ele também. Jerusalém entra em guerra total, e os seguidores de Jesus lutam em meio ao caos. Mas quando o centurião Cornélio pergunta a Pedro por salvação através de Jesus, Pedro finalmente entende de o quão longe vieram. O primeiro Cristão Romano é batizado por Pedro.

EPISÓDIO 8

James, aos poucos, consegue garantir a segurança e a paz entre os cristãos e o Templo. Joana é executada pelos romanos. Lia frustra os planos de Zelotes e Filipe batiza o eunuco etíope. Tiago negocia com Caifás para garantir a paz entre os cristãos, prometendo-lhes um fim à detenções. Lia está furiosa com o marido e começa a se perguntar se ele está apto para o trabalho por mais tempo. À medida que  Zelotes chega a cidade para se reunir em torno de Levi, Pilatos se torna cada vez mais paranóico sobre a ameaça representada por Gabra, o eunuco etíope.

Há um crescente atrito entre Pedro e Tiago sobre a maneira de conduzir o grupo durante a crise iminente com relação a estátua que está por chegar a cidade. Alguns dos discípulos começam a se perguntar se é o fim dos dias e se os acontecimentos são os sinais que Jesus havia falado. Pedro precisa redefinir o objetivo de sua missão, e sai de Jerusalém para as áreas rurais. Ele começa seu trabalho. Claudia tenta garantir a libertação de Joana, que está na prisão, mas Pilatos não se comove. Cornelius vê a fé de Joana e torna-se cada vez mais atraído para a sua fé. Joana diz a Maria para pegar Tabata e leva-la de volta para casa, onde ela poderá ficar com sua família.

Pedro se reúne com Filipe em Samaria. Filipe é visitado pelo Espírito Santo, que lhe diz para tomar o caminho do deserto. Quando Pedro chega em Jope, ele encontra Maria, que tem a notícia angustiante que Tabata morreu. Embora esteja enfrentando um momento difícil em que duvida de suas habilidades para liderar a igreja, Pedro consegue o maior milagre: ressuscitar Tabata. Caifás atende Gabra, que nega qualquer aliança com Levi. Mas Lia despista de seu marido e vai até Pilatos com informações sobre a aliança, levando a prisão de muitos e o despejo de Gabra, de Jerusalém, de forma humilhante.

 A BÍBLIA – NOVA TEMPORADA  VAI AO AR  NA PRÓXIMA TERÇA, DIA 22 DE NOVEMBRO, ÀS 23H.

Top
%d blogueiros gostam disto: