Luca Moreira defende 13 Reasons Why de apologia com os casos de suicídio

Após muitas críticas feitas contra a nova série da Netflix, 13 Reasons Why terem se espalhado pela internet, tanto pelo YouTube, artistas e por sites de entretenimento, que teriam cogitado apologia entre a série produzida por Selena Gomez e dirigida por Joseph Incaperera, ter alguma ligação ou influência com os casos de suicídio ligados ao jogo “Baleia Azul”.

Fã assíduo do serviço de streaming americano, o assessor artístico e colunista Luca Moreira, também foi um dos que comentou no último domingo (23) sobre a polêmica da série publicamente em suas redes sociais.

De acordo com o texto postado por Moreira, ele se baseia em uma circular de um colégio no Rio de Janeiro, em que teria como o objetivo conscientizar os pais e responsáveis sobre os casos do Baleia Azul, até aí tudo certo, se não fosse pela segunda pauta da circular, em que alertava os pais sobre a série 13 Reasons Why, lançado no final do mês passado e que teria feito um sucesso repentino no mundo.

Nas palavras de Luca, a série que tem como tema o suicídio e até mesmo cenas fortes, não adequadas para menores de idade. Luca fala em sua opinião que a série não pode ser considerado culpada repentinamente pelos casos de assassinato, e defende em seu pensamento que a ideia de colocarem o projeto como vilão no caso dos assassinatos não é aceitável, pois assim como esse, existem outras milhares de tramas que abordam o mesmo assunto em questão, e que o único motivo que poderia ter levado a acusação da série pelo público, seria o lançamento dela justo na hora em que o mundo estava sendo afetado pelo “Baleia Azul “, e finaliza sugerindo que o fato do lançamento da série em relação ao ocorrido no Brasil, poderia ser pura coincidência apenas.

Em seu Twitter, Luca também fez um pedido de respeito ao público, reafirmando a liberdade de expressão de que cada um possa ser livre para expressar suas ideias e pontos de vista, e que cada um deveria ser respeitado no meio social.

Confira o texto original de escrito por Luca:

Tweet1

Não estou aqui para criticar ou ir contra a opinião de ninguém, isso não é uma manifestação contra que tem opiniões contra 13 Reasons Why, que por ser uma série que está atualmente em ascensão, muitas vezes criticadas em meio a triste polêmica que os temas que abundantemente são abordados na série da Netflix de acordo com a sinopse, que por coincidência tem sido comparado como influenciadora por causa de ser uma questão que está sendo presente lamentavelmente em nossos dias na mídia, como o resultado de vários jovens que eu ouso dizer que são atitudes de jovens que considero irresponsáveis e iludidos por tentarem, como eles mesmos dizem: “buscarem saídas da vida” no meio virtual com algo que o povo ainda absurdamente apelidam de “jogo”.

Primeiro de tudo, vocês devem estar pensando no porque estou expressando minha opinião e sobre o porquê de eu estar comentando sobre um assunto tão polêmico como a série e a situação atual. Bem, esta semana recebi em um dos meus grupos do WhatsApp, uma cópia de uma circular de uma rede de colégio (não vou mencionar o nome, pra não gerar polêmicas), sobre um alerta para o Baleia Azul, algo que pra mim, eles estão com total razão em alertarem 100% os pais e responsáveis a orientarem e a protegeram seus filhos a todo o custo do mundo cruel em que infelizmente não podemos ter preparado ele pra receber eles aqui, até porque por mais que quiséssemos fazer um dia perfeito, acordamos de bem com o mundo que vemos de nossas janelas, saímos na rua sem preocupação de sofrermos nada, algo que no meu ponto de vista deveria ser um direito de todo ser vivo poder ser livre no mundo em que vocês se habitam, sem correr o risco de sermos atingidos, ou de até sermos levados a morte, sempre sem termos a certeza se um dia iremos voltar vivos a nossas famílias. Realidade que todos os dias, pelo menos é o que eu espero de todos os que estão aqui, de querermos a cada dia buscar alternativas e soluções para uma sociedade mais utópica e conscientizar os mais próximos ao nosso redor a tentarem o mesmo….é realmente uma pena que o mundo não é real ente assim, é mesmo uma pena que todas as manhãs quando abrimos os olhos, os dias não sejam igual aquele que nós acabamos de sonhar. Vemos o mundo que sonhamos, se incendiando com as tristezas do dia de nosso mundo real.

Voltando ao assunto da série, gostaria de expor a minha opinião, pois é um direito meu de poder ter a minha liberdade em me expressar também a minha visão da situação do mundo que me cerca, e eu motivo a todos a poderem fazer o mesmo, você pode, só precisa de coragem, afinal, quantas vezes já guardamos tantos sentimentos frustrantes que nos incomodam e nunca tivemos coragem de pegar um papel é uma caneta e colocarmos tudo no papel, descarregarmos o peso dos nossos pensamentos mais pesados e chegarmos pra fora. Não se prendam, e não deixem que o medo da crítica e o nervosismo da operação externa os atingiam. É direito de todo o ser humano pensar e poder mostrar para a sociedade sem ser criticado.

Sobre a série, eu defendo! Eles podem ter essa infeliz comparação com a situação atual, mais pensando bem, vocês acham mesmo que a produção de uma série voltada ao entretenimento, série pertencente a um tema que é tão abordado em diversos filmes já produzidos e, sinceramente gente, eu não acredito que todas as pessoas sejam 100% em nada! E infelizmente, muitas pessoas faltam nesses 100% em bondade ou pureza. Mais não é razão para afirmamos com tanta certeza que toda a produção de uma série, todos lá em meio à milhões de profissionais envolvidos, todos são com pensamentos voltados e envenenados todos a malícia, às vezes, não passa de um roteiro só bem elaborado, e baseados em outras histórias, assim como muitas criticam de formas fantasiosas as religiões, os acontecimentos do dia a dia, e as opiniões diversas, não já estamos cansados de termos que lidar com essa lógica, que todos nós sabemos que não passam de enredos para um cenário de uma história, como qualquer outra que já pode ser produzida.

 

Voltando a falar, não estou aqui para ir contra ninguém! Só estou aqui para fazer justiça ao meu direito de opinar entre as várias opiniões alheias. Ninguém aqui é obrigado a aceita-las, mais pelo bom senso, respeitem se quiserem ser respeitados.

Uma dica: pensem, para não escreverem críticas as assimilações absurdas sobre temas e trajetos nada a ver!

Top
%d blogueiros gostam disto: