Mais Você: aprenda a fazer Chocolate Cremoso, receita da Ana Maria Braga (17/05)

Chocolate Cremoso, receita da Ana Maria Braga (Reprodução/Globo)

Chocolate Cremoso, receita da Ana Maria Braga (Reprodução/Globo)

No programa Mais Você desta quinta-feira (17) a apresentadora Ana Maria Braga ensinou os espectadores a fazer um Chocolate Cremoso.

O chocolate cremoso é uma opção de sobremesa e pode ser usado também como acompanhamento de frutas, salgados e pode ser servido também em festas.

A receita da Ana Maria Braga de Chocolate Cremoso é rápida de fazer e leva ingredientes baratos e fáceis de encontrar no supermercado ou em lojas de doces. Siga a receita do Chocolate Cremoso e bom apetite.

Receita da Ana Maria Braga: Chocolate Cremoso

Ingredientes

  • 500ml de leite (2 xícaras de chá)
  • 50g de creme de leite de caixinha (¼ xícara de chá)
  • 25g de cacau em pó peneirado (1/3 xícara de chá)
  • 25g de amido peneirado (¼ xícara de chá)
  • 75g de açúcar peneirado (1/3 xícara de chá)
  • 150g de chocolate meio amargo picado (1 xícara de chá)

Modo de Preparo

  1. Numa panela FORA DO FOGO, coloque 500 ml de leite, 50 g de creme de leite de caixinha, 25 g de cacau em pó peneirado, 25 g de amido peneirado, 75 g de açúcar peneirado e misture com um batedor de arame.
  2. Coloque a panela em fogo baixo e mexa até engrossar (+/- 10 minutos). Apague o fogo, adicione 150 g de chocolate meio amargo picado e misture até derreter o chocolate. Transfira para uma tigela, cubra a superfície do chocolate com saco plástico para não formar uma película e deixe amornar.
  3. Retire o plástico, bata bem com o batedor arame e leve para geladeira por +/- 1 hora ou até gelar. Sirva em seguida.
  4. Obs: Para ficar mais doce, pode substituir o cacau em pó por chocolate em pó e o chocolate meio amargo picado por chocolate ao leite picado. O rendimento diminui para 550 g e o tempo para engrossar aumenta para 12 minutos.

História do Chocolate

As primeiras civilizações a comer o chocolate com certa regularidade, em torno de 1500 a.C., foram os Olmecas, que moravam na faixa entre o México e Guatemala. Maias e Astecas consideravam o chocolate sagrado e tinham o costume de beber o chocolate derretido.

O chocolate também era servido em cerimônias religiosas junto com especiarias. Essas especiarias como pimenta e temperos sobrevivem até hoje na cultura do chocolate. A novela Chocolate com Pimenta, exibida pela Rede Globo entre 2003 e 2004, era um grande exemplo do uso de iguarias na fabricação de chocolate, quando mostrava em cena a produção de chocolates recheados e de diversos sabores e sensações.

Benefícios do chocolate

Se sentir mais feliz ao comer chocolate não é um placebo ou coisa da sua cabeça. Você realmente deve ficar feliz ao comer chocolate pois o doce também é fonte de triptofano, um aminoácido que serve com base para produção no organismo da serotonina, o hormônio da felicidade.

O chocolate é uma boa fonte calórica, sendo ideal para quem quer recuperar a energia. O cacau que vai em sua composição libera a feniletilamina, percursor da endorfina, o hormônio do prazer – por isso a crença popular afirma que o chocolate é um afrodisíaco.

Outros benefícios do chocolate:

  1. Faz bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas;
  2. Estimul o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína;
  3. Dá a sensação de bem estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina;
  4. Diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea pois produz óxido nítrico, que é um gás que permite maior vasodilatação;
  5. Aumenta o colesterol bom HDL e diminuir o colesterol ruim, além de evitar a formação de placas de aterosclerose devido ao seu efeito antioxidante e cardioprotetor;
  6. Melhora a função cerebral por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro devido às substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, que também previnem o Alzheimer;
  7. Protege a pele do sol graças aos seus compostos bioativos como os flavonóides, que protegem a pele contra os danos da radiação UV;
  8. Diminui a fome, sendo uma ótima opção para quem está querendo emagrecer, desde que consumido com moderação.