BBB20: Perfil de Babu Santana faz publicação ofensiva e gera revolta nas redes sociais - Portal Overtube BBB20: Perfil de Babu Santana faz publicação ofensiva e gera revolta nas redes sociais - Portal Overtube

BBB20: Perfil de Babu Santana faz publicação ofensiva e gera revolta nas redes sociais

Babu no BBB20 (Reprodução)

Babu no BBB20 (Reprodução)

BBB20 está chegando em sua reta final, mas isso não significa que a atração da Globo ficará sem gerar polêmicas. Ainda que o clima na casa mais vigiada do Brasil seja ameno, aqui fora as torcidas seguem discutindo bastante pelos confinados.

Nesta quinta-feira (23), por exemplo, o perfil oficial de Babu Santana, um dos favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão, acabou gerando um grande burburinho nas redes sociais. Isso porque um texto considerado ofensivo a mulheres negras foi publicado.

As palavras em questão falam sobre as “fadas sensatas” e o texto acaba usando um termo considerado racista e pejorativo: mucama. “Toda fada tem uma mucama para lhe servir. (…) Toda a jornada que Babu traçou no BBB, foi em busca de aceitação”, diz parte do texto.

Na sequência, Daniel Lenhardt também é citado de forma indireta. “A velocidade com quem o loiro cabeludo foi aceito e abraçado no meio das meninas, é um soco na cara de quem tenta varrer a segregação para de baixo do tapete”, afirma.

A torcida que não apoia Babu também é criticada. “Prefere adotar as Reginas George fúteis do que os dois únicos pretos da casa. Se o que conta na régua da moralidade é quem erra menos, então por que não adotaram a Thelma?”.

As publicações geraram uma repercussão negativa muito grande, o que fez com que o administrador do perfil publicasse uma retratação. “Sempre usamos textos e tweets para criar conteúdo para vocês, dessa vez, não nos atentamos aos termos usados e sim no contexto do texto como um todo, que explicou bem a trajetória do Babu no BBB”, diz.

Na sequência, tenta explicar como funciona a conta. “Aqui não tem estagiário, nem agência, tem um coletivo formado por amigos do Babu, dispostos a ajudar sempre. Postamos um conteúdo que continha um estereótipo desumanizador de mulheres negras e lamentamos profundamente por isso. Erramos. Sentimos muito”.

Veja as publicações:

*Os textos originais foram excluídos.

Top