O que é ‘gaslighting’? Entenda o termo usado para criticar Arthur Aguiar no BBB 2022

Arthur Aguiar foi acusado de praticar 'gaslighting' contra Laís no BBB 2022 (Imagem: Reprodução/TV Globo)

Arthur Aguiar foi acusado de praticar 'gaslighting' contra Laís no BBB 2022 (Imagem: Reprodução/TV Globo)

O que é ‘gaslighting’? O termo foi amplamente utilizado pelos fãs do BBB 2022 durante a madrugada desta terça-feira (22). Tudo aconteceu depois de uma discussão protagonizada por Arthur Aguiar Laís Caldas no jogo da discórdia promovido na noite de ontem.

Protagonizando a maior rivalidade do reality show da Globo nesse momento, os dois tiveram alguns embates ao vivo durante a dinâmica. Ao ser chamado de “arrogante” por Laís, Arthur não se calou e respondeu à acusação feita pela médica.

O problema é que, na opinião de muitas pessoas, ele não se defendeu da melhor forma e acabou interrompendo a sister em diversos momentos da discussão. Além disso, ele foi acusado de praticar o chamado ‘gaslighting’ contra a participante. Mas, afinal, o que isso significa?

Leia outras notícias do Portal Overtube:

Tiago Abravanel revela se está arrependido de expor Silvio Santos no BBB 2022

Sthe Matos, ex-A Fazenda, é internada na UTI com sangramento no cérebro; veja causas

BBB 2022: O que é ‘gaslighting’?

Nos casos mais comuns de gaslighting, uma das pessoas envolvidas na discussão, geralmente a mulher, acaba sendo chamada de “louca”, “exagerada” ou outras palavras próximas. Segundo o jornal o Globo, se trata de “um abuso psicológico praticado de forma velada”.

No ano passado, Natalia Araújo, psicóloga do Gender Group do IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), conversou com o portal UOL a respeito do tema e exemplificou a situação.

“No gaslighting um dos parceiros cria situações para que o outro sinta insegurança, medo ao extremo e desestabilização emocional, em prol do próprio benefício. Esse comportamento faz com que a vítima duvide de suas capacidades mentais e percepção da realidade, o que dificulta o rompimento do vínculo abusivo”, explica.

Esse termo, de acordo com O Globo, surgiu na década de 1930, quando o dramaturgo inglês Patrick Hamilton estreou a peça de teatro “Gas Light”. Na história, um homem usava malabarismos argumentativos e fazia com que a esposa acreditasse que não tinha razão, ainda que tivesse.

Depois da discussão de Arthur Aguiar e Laís no BBB 2022, foram muitas as pessoas que acusaram o ator de cometer gaslighting contra a médica. Uma delas foi a ex-BBB Ana Paula Renault, que chamou as falas do brother de “perturbadoras” e deu explicações a respeito. Veja as publicações abaixo.

Top