Efeito Bolsonaro causa racha no PT, faz dólar cair e Bolsa disparar - Portal Overtube Efeito Bolsonaro causa racha no PT, faz dólar cair e Bolsa disparar - Portal Overtube

Efeito Bolsonaro causa racha no PT, faz dólar cair e Bolsa disparar

Jair Bolsonaro será sabatina por William Bonner e Renata Vasconcellos (Reprodução)

Jair Bolsonaro será sabatina por William Bonner e Renata Vasconcellos (Reprodução)

O mercado brasileiro virou de ponta cabeça nesta quarta-feira (03) reagindo a nova pesquisa Datafolha que aponta a vantagem do candidato Jair Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT) nas intenções de voto. Bolsonaro atingiu 32% contra 21% do principal rival – 11 pontos de diferença. O resultado também provocou uma crise interna no Partido dos Trabalhadores.

O chamado “efeito Bolsonaro” começou na manhã de hoje, quando o dólar começou a cair. Por volta de 16h07, a moeda americana valia R$ 3,91, o menor valor em dois meses. Além disso, o Ibovespa crescia, por volta de 15h43, 1,99%. Sem contar a valorização de R$ 20 bilhões da Petrobras. De acordo com o site InfoMoney, parte dos investidores começa a considerar uma vitória do candidato já no primeiro turno.

A possibilidade abriu uma crise nos bastidores do PT. Segundo a jornalista Andreia Sadi, o comando da campanha de Haddad não chega a um comum acordo em como prosseguir. Alguns defendem que o candidato coloque mais sua personalidade e ser, nas palavras de aliados, “menos advogado de Lula e mais Fernando”. Sugerem, também, que ele faça acenos ao mercado financeiro ou promova alianças com o centro antes do segundo turno. A outra ala do PT, porém, defende que Haddad siga a cartilha original, desenvolvida por Lula.

Estado de saúde de Bolsonaro

Enquanto isso, Bolsonaro segue cuidando da saúde. Vítima de um atentado no mês passado, o candidato pelo PSL saiu de casa nesta quarta-feira para realizar um check-up. Quem postou o registro foi o diretor do hospital, Gilberto Ururahy, que publicou a foto em suas redes sociais.

Bolsonaro não participará o debate realizado pela Globo na quinta-feira (04) por recomendações médicas. O cirurgião Antônio Macedo afirmou na manhã de hoje que o presidenciável não tem condições a comparecer em eventos como debate. Ciro Gomes, do PDT, criticou: “Eu quero dizer a você que eu vou tirar a sua máscara, Bolsonaro. Você não pode deixar de ir ao debate. Você está mentindo, e atestado médico falso é crime”, afirmou. “Vá ao debate da Globo que eu vou mostrar que você é uma cédula de 3 reais”, disparou.

Top