Bom Dia Brasil será encurtado e jornais locais ganham espaço na Globo - Portal Overtube Bom Dia Brasil será encurtado e jornais locais ganham espaço na Globo - Portal Overtube

Bom Dia Brasil será encurtado e jornais locais ganham espaço na Globo

Chico Pinheiro é um dos apresentadores do Bom Dia Brasil; jornal será encurtado (Reprodução/TV Globo)

Chico Pinheiro é um dos apresentadores do Bom Dia Brasil; jornal será encurtado (Reprodução/TV Globo)

A Rede Globo realiza, a partir do dia 21 de janeiro, mais uma alteração na sua grade matinal. O Bom Dia Brasil será encurtado em meia hora e os telejornais locais ocupam este espaço, passando a ter duas horas de duração.

Segundo o Notícias da TV, a Globo considera o formato do Bom Dia Brasil “velho” e “engessado” para o perfil dos novos telespectadores e mudanças serão promovidas para deixá-lo mais moderno.

A mudança foi informada através de e-mail por Silvia Faria, do departamento de Jornalismo da Globo. A decisão confirma o posicionamento da emissora em se tornar mais popular e firme no combate ao crescimento da audiência das concorrentes, principalmente SBT e Record, que tem apostado no jornalismo local durante o início da manhã.

Como fica a programação após a mudança no Bom Dia Brasil

O Hora Um, que desde o ano passado ganhou mais meia hora de duração, continua entrando ao ar das s4h as 6h da manhã.

Os jornais locais, a exemplo do Bom Dia SP, Bom Dia Rio e Bom Dia PE, denominados pela rede como “Bom Dia Praça”, passam a serem exibidos das 6h as 8h, com meia hora a mais.

Já o Bom Dia Brasil perde meia hora hora, entrando no ar das 8h até as 9h, avançando dez minutos sob o horário do Mais Você, que até então começa às 8h50. A partir da mudança, o matinal de Ana Maria Braga entra no ar às 9h, porém sem perder tempo de tela – o programa havia tirado dez minutos do “Bem Estar” recentemente.

A partir do Bem Estar, a programação segue como está hoje em dia.

A briga pela audiência nas manhãs está acirrada e a movimentação na Globo para ajustar a sua grade é uma reação aos resultados mais recentes.

Na Bahia, por exemplo, o Bem Estar simplesmente saiu do ar para dar espaço a programação local. Por lá, a afiliada da Rede Globo vem perdendo para a Record TV, e precisou mexer na grade para tentar estancar a fuga de telespectadores para a concorrente.

Desde 25 de novembro deste ano, o “Encontro” passou a ir ao ar na Bahia após o “Mais Você”, às 10h20, entrando o “Bahia Meio-Dia” em seguida, às 11h30. A Rede Bahia se pronunciou sobre o assunto e informou que “a mudança é uma resposta ao interesse populacional pela programação local”.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top