Mais Você: aprenda a receita de Bolovo de Bacalhau - Portal Overtube Mais Você: aprenda a receita de Bolovo de Bacalhau - Portal Overtube

Mais Você: aprenda a receita de Bolovo de Bacalhau

Receita de Bolovo do Mais Você (Reprodução/TV Globo)

Receita de Bolovo do Mais Você (Reprodução/TV Globo)

O Mais Você desta sexta (07) apresentou uma apetitosa receita de Bolovo. Ao lado do seu fiel escudeiro Louro José, a apresentadora Ana Maria Braga recebeu o chef Toninho para ensina a receita simples e fácil de fazer em casa.

O chef Toninho é responsável pelo Bar do Momo, localizado na Tijuca, no Rio de Janeiro. Sua receita de Bolovo de Bacalhau é uma das mais pedidas e o aperitivo é típico da boemia carioca.

Que tal aprender como se faz? Siga a receita do Bolovo de Bacalhau ensinada por Ana Maria Braga e o chef Toninho no Mais Você e bom apetite!

Receita do Mais Você: Bolovo de Bacalhau

Antes de aprender a fazer o Bolovo de Bacalhau, que tal conferir outras receitas do Mais Você para fazer na sua cozinha? Não deixe de conferir todas as receitas do Portal Overtube.

Por fim, confira a receita do Bolovo de Bacalhau:

Ingredientes

  • 3 litros de água
  • 1kg de batata Asterix cortada ao meio
  • 500g de bacalhau dessalgado e em pedaços
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Pimenta-do-reino branca moída a gosto (opcional)
  • 4 colheres (sopa) de salsa picada
  • 6 gemas
  • 15 ovos caipiras
  • 100 ml de vinagre branco

Modo de Preparo

  1. Numa panela em fogo médio, coloque 3 litros de água, 1 kg de batata Asterix cortada ao meio, 500 g de bacalhau dessalgado e em pedaços e cozinhe por 20 minutos. Retire o bacalhau da panela e reserve até esfriar.
  2. Cozinhe as batatas por mais 20 minutos, apague o fogo, escorra as batatas, despreze a água do cozimento e coloque as batatas escorridas novamente na panela em fogo médio. Deixe secar por 1 minuto mexendo sem parar para não grudar no fundo da panela. Depois que estiver bem seca, pare de mexer e com um amassador manual, amasse as batatas até ficar com textura de purê. Apague o fogo e reserve.
  3. Retire a pele do bacalhau, as espinhas e descarte. Amasse o bacalhau já limpo com um amassador manual e coloque em uma tigela. Adicione o purê de batata, 1 colher (sopa) de azeite, pimenta-do-reino branca moída a gosto e misture bem com as mãos até ficar uma massa homogênea. Cubra a tigela com filme plástico e leve para a geladeira por 1 hora ou até esfriar.
  4. Depois desse tempo, retire da geladeira, adicione 6 gemas, salsa picada a gosto e misture bem. Reserve.
  5. Em uma panela grande em fogo médio com água, coloque 100 ml de vinagre branco e quando começar a ferver coloque 15 ovos caipiras. Cozinhe por 5 minutos, apague o fogo, retire imediatamente os ovos da panela e coloque em uma tigela com água e gelo para parar o cozimento. Retire a casca dos ovos e envolva cada um em 80 g de massa. Reserve.
  6. Frite em uma panela com óleo quente em fogo médio até dourar, retire da panela, coloque em um prato com papel absorvente e sirva em seguida com azeite de ervas.

Ingredientes do Azeite de Ervas (para acompanhar o Bolovo)

  • 500 ml de azeite
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picadinha
  • 1 colher (sopa) de tomilho debulhado
  • 1 colher (sopa) de alecrim debulhado
  • 1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de Preparo do Azeite de Ervas

  1. Numa panela em fogo médio, coloque 500 ml de azeite e deixe por 5 minutos. Apague o fogo, adicione 1 pimenta dedo de moça sem sementes picadinha, 1 colher (sopa) de tomilho debulhado, 1 colher (sopa) de alecrim debulhado, 1 colher (sopa) de salsa picada, tampe a panela, deixe esfriar e reserve para servir.
blank
Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top