Mais Você: aprenda a receita de Picanha Defumada (01/11) - Portal Overtube Mais Você: aprenda a receita de Picanha Defumada (01/11) - Portal Overtube

Mais Você: aprenda a receita de Picanha Defumada (01/11)

Receita de Picanha Defumada da Ana Maria Braga no Mais Você (Foto: Dani Meira/Rede Globo)

Receita de Picanha Defumada da Ana Maria Braga no Mais Você (Foto: Dani Meira/Rede Globo)

No Mais Você desta quinta-feira (01), Ana Maria Braga ensinou os espectadores a fazer a receita de Picanha Defumada.

A receita leva este nome porque a picanha será defumada no fogão, usando a gordura da própria carne nobre e  um carvão em brasa. Para temperar, sal a gosto, alecrim e tomilho darão um sabor especial a proteína, que cai bem na hora do almoço, como proteína num refeição completa no jantar ou até mesmo no churrasco de fim de semana.

Que tal aprender como se faz? Siga a receita de Picanha Defumada ensinada no Mais Você e bom apetite!

Receita do Mais Você: Picanha Defumada

Aproveite e acesse também todas as receitas do Portal Overtube.

Nesta semana, disponibilizamos a receita do Pão de Queijo 3 ingredientes, que é fácil de fazer e usa apenas tapioca, cream cheese e queijo parmesão.

Outro destaque é a receita de Alcachofra Crocante, onde a folha é temperada e frita e torna-se uma ótima opção de salgado para quem leva uma vida mais verde.

As delícias de outros programas culinários da TV brasileira também estão por aqui: não deixe de conferir a receita do Dolsot Bibimbap, prato da culinária coreana que foi destaque no MasterChef Profissionais desta semana.

Quem gosta de bolos, não pode perder a receita do Bolo Xadrez que foi destaque numa das provas do Bake Off Brasil – Mão na Massa desta semana.

Por fim, confira a receita da Picanha Defumada:

Ingredientes – Picanha defumada

  • 1 (+/- 1,3 kg) peça de picanha
  • Sal a gosto
  • Alecrim e tomilho a gosto
  • 2 dentes de alho sem casca

Modo de Preparo – Picanha defumada

  1. Retire toda a gordura da picanha, corte em cubos pequenos e coloque em uma panela em fogo baixo. Mexa de vez em quando até derreter toda a gordura. Depois que estiver derretida, apague o fogo, deixe amornar e coloque 1 pedaço de carvão bem pequeno em brasa. Tampe a panela e deixe por +/- 1 minuto. Retire a tampa, passe a gordura em uma peneira de inox e reserve.
  2. Tempere a picanha com sal a gosto e deixe pegar tempero por 5 minutos. Em uma frigideira aquecida, coloque 1 colher (sopa) da gordura da picanha, a peça de picanha e doure dos dois lados. Acrescente mais 1 colher (sopa) da gordura, o alecrim e tomilho a gosto, 2 dentes de alho sem casca e vá banhando a picanha aos poucos por +/- 5 minutos. Apague o fogo e coloque a picanha em uma grade por 5 minutos. Fatie a picanha e sirva com farofa defumada e vinagrete.

Ingredientes – Farofa defumada

  • 6 fatias de pão de forma
  • 2 colheres (sopa) de gordura de picanha defumada
  • 1 colher (sopa) de alho picado

Modo de Preparo – Farofa defumada

  1. Congele 6 fatias de pão de forma. Depois de congelado, coloque no processador e pulse até obter uma “farinha” de pão, levemente granulada. Distribua em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 90ºC por 20 minutos para secar. Reserve.
  2. Em uma panela em fogo médio, coloque 2 colheres (sopa) de gordura de picanha defumada, 1 colher (sopa) de alho picado e doure levemente. Adicione a farinha de pão e misture bem. Apague o fogo e sirva.
Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top