
Receita de Picanha Defumada da Ana Maria Braga no Mais Você (Foto: Dani Meira/Rede Globo)
No Mais Você desta quinta-feira (01), Ana Maria Braga ensinou os espectadores a fazer a receita de Picanha Defumada.
A receita leva este nome porque a picanha será defumada no fogão, usando a gordura da própria carne nobre e um carvão em brasa. Para temperar, sal a gosto, alecrim e tomilho darão um sabor especial a proteína, que cai bem na hora do almoço, como proteína num refeição completa no jantar ou até mesmo no churrasco de fim de semana.
Que tal aprender como se faz? Siga a receita de Picanha Defumada ensinada no Mais Você e bom apetite!
Receita do Mais Você: Picanha Defumada
Aproveite e acesse também todas as receitas do Portal Overtube.
Nesta semana, disponibilizamos a receita do Pão de Queijo 3 ingredientes, que é fácil de fazer e usa apenas tapioca, cream cheese e queijo parmesão.
Outro destaque é a receita de Alcachofra Crocante, onde a folha é temperada e frita e torna-se uma ótima opção de salgado para quem leva uma vida mais verde.
As delícias de outros programas culinários da TV brasileira também estão por aqui: não deixe de conferir a receita do Dolsot Bibimbap, prato da culinária coreana que foi destaque no MasterChef Profissionais desta semana.
Quem gosta de bolos, não pode perder a receita do Bolo Xadrez que foi destaque numa das provas do Bake Off Brasil – Mão na Massa desta semana.
Por fim, confira a receita da Picanha Defumada:
Ingredientes – Picanha defumada
- 1 (+/- 1,3 kg) peça de picanha
- Sal a gosto
- Alecrim e tomilho a gosto
- 2 dentes de alho sem casca
Modo de Preparo – Picanha defumada
- Retire toda a gordura da picanha, corte em cubos pequenos e coloque em uma panela em fogo baixo. Mexa de vez em quando até derreter toda a gordura. Depois que estiver derretida, apague o fogo, deixe amornar e coloque 1 pedaço de carvão bem pequeno em brasa. Tampe a panela e deixe por +/- 1 minuto. Retire a tampa, passe a gordura em uma peneira de inox e reserve.
- Tempere a picanha com sal a gosto e deixe pegar tempero por 5 minutos. Em uma frigideira aquecida, coloque 1 colher (sopa) da gordura da picanha, a peça de picanha e doure dos dois lados. Acrescente mais 1 colher (sopa) da gordura, o alecrim e tomilho a gosto, 2 dentes de alho sem casca e vá banhando a picanha aos poucos por +/- 5 minutos. Apague o fogo e coloque a picanha em uma grade por 5 minutos. Fatie a picanha e sirva com farofa defumada e vinagrete.
Ingredientes – Farofa defumada
- 6 fatias de pão de forma
- 2 colheres (sopa) de gordura de picanha defumada
- 1 colher (sopa) de alho picado
Modo de Preparo – Farofa defumada
- Congele 6 fatias de pão de forma. Depois de congelado, coloque no processador e pulse até obter uma “farinha” de pão, levemente granulada. Distribua em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 90ºC por 20 minutos para secar. Reserve.
- Em uma panela em fogo médio, coloque 2 colheres (sopa) de gordura de picanha defumada, 1 colher (sopa) de alho picado e doure levemente. Adicione a farinha de pão e misture bem. Apague o fogo e sirva.