Netflix quebra tendência e divulga audiência; You e Sex Education são os destaques - Portal Overtube Netflix quebra tendência e divulga audiência; You e Sex Education são os destaques - Portal Overtube

Netflix quebra tendência e divulga audiência; You e Sex Education são os destaques

You (Divulgação/Netflix)

You (Divulgação/Netflix)

A Netflix, que até então não divulgava sua audiência, quebrou esta tendência e resolveu admitir os seus números. “You” e “Sex Education”, duas produções recentemente lançadas, são os grandes destaques entre os assinantes.

Recentemente, o serviço de streaming anunciou que Bird Box havia sido assistido por 45 milhões de espectadores. Números próximos disso foram atingidos pelas duas séries. A produção do canal americano Lifetime “You” ganhou distribuição internacional da Netflix. O resultado foi positivo: quase 40 milhões de assinantes já viram o seriado.

“Sex Education”, série original Netflix lançada na última sexta-feira (11), também já foi vista por quase 40 milhões de espectadores.

O filme original Bird Box, estrelado pela vencedora do Oscar Sandra Bullock, também teve seus números atualizados. Cerca de 85 milhões de assinantes já conferiram a produção.

“Segurança em Jogo”, série britânica que também ganhou distribuição internacional pela Netflix e venceu o Globo de Ouro de melhor ator também vai bem de audiência. Junto com a original italiana “Baby” e a espanhola “Elite”, foram 10 milhões de espectadores vendo cada uma dessas produções.

Como a Netflix mede a audiência

Vale lembrar que os números de audiência divulgados pela Netflix são correspondentes aos espectadores que assistiram pelo menos 70% de um filme ou de um episódio de série.

Estes índices são diferentes e não podem ser comparados pelos divulgados pelo Nielsen. O instituto de pesquisa americano atua de forma semelhante ao Kantar Ibope no Brasil.

Lá, o Nielsen contabiliza apenas os espectadores que assistiram o programa na Netflix apenas na TV. Isso exclui smartphones, tablets, computadores e outras plataformas.

A divulgação da audiência de algumas de suas produções quebra um padrão do serviço de streaming. A tendência é mudar como o mercado e os próprios assinantes a vê como produtora de conteúdo.

A medida que a plataforma cresceu, uma “enxurrada” de conteúdo vem sendo lançado e esse fato preocupava cada vez mais o público. Havia o medo de ter suas produções preferidas canceladas por baixa audiência. Fato é que a grande variedade de produções para acompanhar ou mesmo torna-se preocupante. Diante disso, teme-se que a Netflix acabe deixando de lado uma ou outra produção.

Demonstrar que está preocupada com a audiência e revelar esses números mostra que o serviço de streaming que domina o mundo dá uma segurança para os assinantes que acompanham suas séries e filmes preferidos na Netflix.

 

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top