Uma das artistas mais importantes da música brasileira, Gal Costa nos deixou hoje. Para celebrar sua vida e a grande contribuição para a cultura brasileira, os canais Multishow, Bis e GNT fazem uma homenagem com uma programação especial, que vai relembrar momentos marcantes de sua trajetória e entrevistas com a cantora.
Hoje, dia 9, às 23h30, o público poderá conferir no Multishow o Especial Gal Costa, programa inédito, comandado por Dedé Teicher, que vai passear pela carreira da artista. O público vai poder rever, por exemplo, um trecho do Especial Gal Costa e Caetano Veloso, de 1998, e um musical em homenagem aos seus 50 anos de carreira no Prêmio Multishow de 2015. Em seguida, à meia-noite, será reexibido o episódio de “Vamos Tocar” que teve Gal como convidada para um bate-papo em um clima intimista com o saxofonista Leo Gandelman.
Também hoje, o Bis traz às 20h30 o episódio de “Versões” em que o músico Tim Bernardes canta os sucessos da artista e às 21h30, o show “Trinca de Ases”, gravado em 2017 e que reuniu Gilberto Gil, Nando Reis e Gal Costa.
Amanhã, dia 10, às 22h45, e no domingo, dia 13, às 19h45, o GNT exibe o “Conversa com Bial” com a cantora. Na entrevista, que celebrou os 75 anos da artista em 2021, Gal falou sobre seu amor pela música e pela vida, e também compartilhou lembranças de suas parcerias com ícones da música brasileira, como Elis Regina, João Gilberto, Tom Jobim e Cazuza. A cantora também comentou sobre sua amizade com Caetano Veloso e Gilberto Gil e refletiu sobre temas pessoais.
Homenagem a Gal Costa: Curta! exibe curta-metragem ‘Meu Nome É Gal”
O Curta! presta sua homenagem à cantora Gal Costa, falecida nessa quarta-feira, 09, aos 77 anos. Dona de uma das maiores vozes da música brasileira, Gal Costa é tema do curta-metragem “Meu Nome É Gal”, nome que faz alusão ao título de um dos seus maiores sucessos – que se tornou também uma espécie de “cartão de visitas” da cantora ao longo de sua carreira.
O curta, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, registra a performance de Gal Costa em três canções que marcaram de forma determinante os momentos iniciais de sua carreira: “Saudosismo” e “Não Identificado”, de Caetano Veloso, e “Meu Nome é Gal”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A exibição será nesta própria quarta-feira, 9, às 23h20, com reapresentação na sexta-feira, dia 11, às 17h15; no sábado, 12, às 22h; e no domingo, 13, às 13h.
Nota de pesar – Gal Costa
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) expressa o seu profundo pesar pela morte da cantora Gal Costa, nesta quarta-feira, dia 09, aos 77 anos. Neste momento de imensa tristeza e dor, a instituição se solidariza com familiares e amigos da artista.
Gal Costa era considerada um ícone da música e uma das maiores intérpretes da Música Popular Brasileira, com sucessos marcantes como “Baby”, “Meu bem, bem mal” e “Chuva de prata”, entre outras canções de seu extenso repertório.
No banco de dados do Ecad, a artista tem o expressivo número de 1.080 gravações cadastradas. Das canções que Gal gravou como intérprete, as três mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos foram “Um dia de domingo”, “Chuva de prata” e “Quando você olha pra ela”.
Com uma voz potente e uma carreira reconhecida internacionalmente, Gal Costa foi uma artista importante para a MPB, um dos expoentes do Tropicalismo e deixará saudade a todos os amantes da música brasileira. Seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos até 70 anos após sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).
Ranking das músicas gravadas por Gal Costa como intérprete mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil (Rádio, Sonorização Ambiental e Casas de Festas e Diversão)
1 – Um dia de domingo – Michael Sullivan/Miguel/Paulo Massadas
2 – Chuva de prata – Ronaldo Bastos/Ed Wilson
3 – Quando você olha pra ela – Mallu Magalhaes
4 – Sorte – Celso Fonseca/Ronaldo Bastos
5 – Meu bem meu mal – Caetano Veloso
6 – Azul – Djavan
7 – Baby – Caetano Veloso
8 – Dom de iludir – Caetano Veloso
9 – Açaí – Djavan
10 – Folhetim – Chico Buarque
11 – Nada mais – Ronaldo Bastos/Stevie Wonder
12 – Hino do sr. do Bonfim – Osmar/Joao Antonio Wanderley
13 – Força estranha – Caetano Veloso
14 – Alguém me disse – Evaldo Gouveia/Jair Amorim
15 – Barato total – Gilberto Gil
15 – Modinha de Gabriela – Dorival Caymmi
16 – Lanterna dos afogados – Herbert Vianna
17 – Mar e sol – Carlos Renno/Paky (Fr 1)
18 – Aquarela do Brasil – Ary Barroso
19 – Sonho meu – Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho
20 – Luz do sol – Caetano Veloso