Por onde anda Eva Todor, a Dona Josefa de O Cravo e a Rosa

Eva Todor na novela O Cravo e a Rosa

Eva Todor na novela O Cravo e a Rosa

Por onde anda a dona Josefa de O Cravo e a Rosa? A atriz Eva Todor interpretou a personagem que está de volta as telinhas com a reprise da novela em edição especial nas tardes da Globo.

Na novela O Cravo e a Rosa, Eva Todor viveu a mãe de Dinorá (Maria Padilha) e Heitor (Rodrigo Faro). No folhetim de Walcyr Carrasco, Josefa espera dos filhos um retorno pela sua criação, ganhando como recompensa um tratamento de rainha. Isso por que no passado ela teve uma vida dura, trabalhando como garota de programa.

Ao longo da novela, a personagem de Eva Todor garante boas risadas dos telespectadores. Em um de seus momentos mais gloriosos na novela das seis, no ar pelo Vale a Pena Ver de Novo, Josefa tenta dar o golpe do baú em Joaquim (Carlos Vereza), mas ele morre no altar logo após o “sim”.

Apesar do sucesso de Eva Todor em O Cravo e a Rosa, a atriz já tinha uma carreira brilhante na televisão.

Leia também:

Por onde anda Pedro Paulo Rangel, o Calixto de O Cravo e a Rosa

Por onde anda Lúcia Alves, a Dra. Hildegard de O Cravo e a Rosa

Por onde anda a Josefa de O Cravo e a Rosa?

Eva Todor, a Josefa de O Cravo e a Rosa, morreu em 10 de dezembro de 2017 aos 98 anos. Ela sofria de Mal de Alzheimer e Parkinson e foi vítima de uma insuficiência cardíaca. Sua morte teve como causa uma pneumonia.

Apesar de brasileira, Eva Todor nasceu na Hungria. Sua carreira como atriz durou mais de 80 anos, apesar de ter iniciado os trabalhos como bailarina ainda no país da Europa. Por aqui, ela deu início às atividades como atriz no teatro.

Sua estreia na TV foi na Tupi. Depois, migrou para a Globo para estrelar a primeira versão de Roque Santeiro, que acabou censurada pela Ditadura Militar.

Eva Todor morreu?

Eva Todor morreu aos 98 anos em dezembro de 2017. Apesar disso, ela teve uma carreira elogiada na televisão. Seu papel mais famoso é o de Kiki Blanche, seu primeiro personagem de fato numa novela da Globo, o folhetim Locomotivas.

Ela ainda estrelou diversas produções na TV como Hilda Furação (1998), Suave Veneno (1999), Porto dos Milagres (2001), América (2005) e está no ar em Caminho das Índias (2009), atualmente em reprise pelo canal Viva.

Sua última novela foi Salve Jorge, produção escrita por Glória Perez que a Globo levou ao ar em 2012. A trama pode ser assistida pelo Globoplay e terá alguns personagens resgatados em Travessia, nova novela do canal carioca escrita pela mesma autora.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top