Ana Maria Braga desabafa e se desculpa após citar "racismo reverso" na Globo - Portal Overtube Ana Maria Braga desabafa e se desculpa após citar "racismo reverso" na Globo - Portal Overtube

Ana Maria Braga desabafa e se desculpa após citar “racismo reverso” na Globo

A apresentadora Ana Maria Braga (Imagem: Reprodução/TV Globo)

A apresentadora Ana Maria Braga (Imagem: Reprodução/TV Globo)

A apresentadora Ana Maria Braga acabou se envolvendo em uma grande polêmica no Mais Você exibido na última segunda-feira (1). Na ocasião, a loira repercutia o BBB21 quando acabou citando um “preconceito reverso” ao comentar as discussões entre Carla Diaz Lumena Aleluia no reality show.

Ela conversava com o repórter Ivo Madoglio a respeito de uma fala em que Lumena citava a “branquitude” de Carla. “Gente, eu não entendi esse negócio de branquitude, explica pra mim, porque você não é branquitude, então, né? Eu e você somos branquelíssimos-tude aí, né?”, disse.

Na sequência, Ivo concordou e afirmou ser “branco azedo”. A apresentadora prosseguiu. “A gente tem culpa disso, né? Da mesma forma, tá acontecendo um ‘reverso’ aí, né? Ali você tem que votar em alguém, não importa se é branco, preto, amarelo, vermelho, você tem que votar em alguém! É um jogo”, disse, defendendo a mistura de raças.

Veja também:

Luciano Huck é pressionado pela Globo a ocupar vaga de Faustão

BBB21: Ana Maria Braga comete gafe na Globo e “tira” Arthur de paredão

Críticas e perdão

As falas de Ana Maria Braga geraram uma repercussão negativa e ela usou o Mais Você desta terça-feira (2) para se desculpar. “Eu gosto muito de assumir meus erros porque acho que a gente vai aprendendo”, introduziu.

“Depois do programa de ontem, eu vi muitas mensagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado, que eu não sabia. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude referindo-se a Carla Diaz. Nesse momento eu usei a expressão ‘preconceito reverso’, entendido por muitos como ‘racismo reverso’. Vieram muitas críticas, e isso me fez buscar informação”.

Na sequência, Ana Maria explicou que parte da população não sabe que a expressão não deve ser usada. “Ativistas e pensadores da atualidade criticam a expressão de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele, mas sim a um sistema de opressão, e que para haver racismo é preciso haver relações de poder”, disse.

Ao encerrar, a loira confessa que errou e afirmou que, nesse assunto, as pessoas, inclusive ela, são desinformadas. “Eu aprendi. A gente tem visto no BBB um conflito de ideias, mas isso é reflexo da dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Já descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido de usar expressão. Me desculpem, eu errei”, encerrou.

Veja o vídeo abaixo:

Top