Ana Maria Braga interrompe Mais Você após prática racista em reality

Ana Maria Braga parou o Mais Você ao vivo (Imagem: Reprodução/Instagram)

Ana Maria Braga parou o Mais Você ao vivo (Imagem: Reprodução/Instagram)

A apresentadora Ana Maria Braga precisou interromper o Mais Você ao vivo nesta sexta-feira (20). Tudo aconteceu durante a exibição do reality show Jogo de Panelas, que está no ar com mais uma temporada gravada antes da pandemia.

Durante a atração de hoje, Ana Maria recebeu o participante Felipe, que foi o anfitrião do último jantar do quadro. Para o encontro, que teve temática africana, Anderrupson, que também está no programa, pintou o rosto, fazendo o chamado “blackface“, prática considerada racista.

“O Anderrupson estava super legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade. Ele faz a pintura. Não precisa se pintar de negro, a gente não brinca de ser negro, temos toda uma história, e é sofrido. Não se pinte para ser negro”, disse Felipe, desconfortável.

Leia outras notícias de hoje Portal Overtube:

Datena recebe ligação de Bacci e fica em saia justa após comentário

Ex-atriz da Globo detona Arthur Aguiar e diz que teve a “má sorte” de trabalhar com ele

Ana Maria Braga interrompe Mais Você

Ana Maria Braga, então, interrompeu o programa e convidou a professora Rosane Borges, que explicou por que a prática é considerada racista e não deve ser reproduzida.

“Surgiu no século 19 nos Estados Unidos como um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista, que fazia da técnica uma forma de estereotipar e negar a humanidade das pessoas negras. No século 20, ele adentra o cinema, o Carnaval –até do Brasil. Até o início do século 20, foi um recurso muito utilizado”, explica.

Rosane diz que o blackface não deve ser feito em nenhuma hipótese. “Estamos em pleno século 21, é preciso que a gente avance enquanto humanidade e civilização e que digamos não a uma técnica tão cruel e desumanizadora”, continuou.

Apresentadora deixa recado

Na sequência, Ana Maria Braga eixou um recado e disse que foi necessário fazer esse esclarecimento, algo que faz parte da essência do programa. “É bom para todo mundo aprender. Tem um monte de gente que não percebe isso, mas já está na hora, está tão dito… É prestar atenção e respeitar o outro”, disse.

“Quero dizer que ele não deve em nenhum momento [fazer novamente]. Estamos esclarecendo para que isso não ocorra em festas, em lugar que você for, e entender que é um comportamento que não deve mais ser repetido”, finalizou.

Top