Ana Maria Braga usa expressão considerada racista na Globo e é criticada - Portal Overtube Ana Maria Braga usa expressão considerada racista na Globo e é criticada - Portal Overtube

Ana Maria Braga usa expressão considerada racista na Globo e é criticada

Ana Maria Braga no Mais Você (Imagem: Reprodução/GloboPlay)

Ana Maria Braga no Mais Você (Imagem: Reprodução/GloboPlay)

A apresentadora Ana Maria Braga acabou se envolvendo em uma polêmica nesta quarta-feira (22). Ela fez um comentário considerado racista durante a exibição do Mais Você, que foi ao ar na manhã da Globo.

Na ocasião, Ana Maria conversava ao vivo com o repórter Fabrício Battaglini, que estava em uma plantação de girassol. A famosa, então, disse estar com uma “inveja branca” do colega de emissora.

“Tem alguns momentos, não quando vocês passam perrengues, eu fui repórter de rua durante muito tempo e morro de inveja, inveja boa, inveja branca de estar aí onde está. Você aí e eu aqui hoje, que lindas”, afirmou.

A expressão é considerada racista porque passa a ideia de que a inveja, que não é um sentimento positivo, é amenizada se for da cor branca. Nas redes sociais, a atitude da apresentadora foi criticada.

Veja também:

Renata Lo Prete detona Bolsonaro após discurso polêmico: “Crime contra a humanidade”

Após Globo, SBT também obriga funcionários a tomarem vacina contra Covid

“Racismo reverso”

Em março, Ana Maria Braga acabou se envolvendo em uma outra polêmica. Naquela ocasião, a famosa acabou usando a expressão “preconceito reverso” ao falar com Lumena Aleluia, do BBB 21.

No dia seguinte, a apresentadora afirmou que prefere assumir seus erros e explicou o que acontece. “Eu gosto muito de assumir meus erros porque acho que a gente vai aprendendo”, introduziu.

“Depois do programa de ontem, eu vi muitas mensagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado, que eu não sabia. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude referindo-se a Carla Diaz. Nesse momento eu usei a expressão ‘preconceito reverso’, entendido por muitos como ‘racismo reverso’. Vieram muitas críticas, e isso me fez buscar informação”.

Na sequência, Ana Maria explicou que parte da população não sabe que a expressão não deve ser usada. “Ativistas e pensadores da atualidade criticam a expressão de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele, mas sim a um sistema de opressão, e que para haver racismo é preciso haver relações de poder”, disse.

Ao encerrar, a loira confessa que errou e afirmou que, nesse assunto, as pessoas, inclusive ela, são desinformadas. “Eu aprendi. A gente tem visto no BBB um conflito de ideias, mas isso é reflexo da dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Já descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido de usar expressão. Me desculpem, eu errei”, encerrou.

Top