Após processar Aguinaldo Silva, ex-aluno do autor o defende de nova acusação de plágio - Portal Overtube Após processar Aguinaldo Silva, ex-aluno do autor o defende de nova acusação de plágio - Portal Overtube

Após processar Aguinaldo Silva, ex-aluno do autor o defende de nova acusação de plágio

Aguinaldo Silva está sendo processado por Silvio Cerceau (Reprodução)

Aguinaldo Silva está sendo processado por Silvio Cerceau (Reprodução)

A novela O Sétimo Guardião, que estreou na Globo em novembro passado, já começou com problemas. Na realidade, um processo de plágio corria antes mesmo que a novela chegasse à telinha.

Silvio Cerceau faz parte de um grupo de alunos que garantem que a sinopse da trama das nove foi escrita por eles durante um curso ministrado justamente pelo autor Aguinaldo Silva.

Agora, ele sofre uma nova acusação de plágio. A escritora Barbara da Cunha Coelho Rastelli está processando Aguinaldo. Ela garante que a novela conta exatamente a mesma história do livro As Muralhas da Vida Eterna: Uma Metáfora Sobre o Tempo.

Cerceau, por sua vez, garante que o material do livro jamais foi levado para as aulas. De acordo com ele, nenhum dos presentes no curso conhecida a história contada por Barbara na obra. “Com todo respeito a ela, conversei com os participantes e ninguém conhecia o livro”, declarou ao site Notícias da TV.

Cerceau defende O Sétimo Guardião e Aguinaldo Silva

Para aumentar a polêmica, Silvio garantiu à publicação que não é um admirador do estilo apresentado por Barbara e garante que tudo não passa de uma coincidência. “Toda história assim [sobrenatural] tem um homem que vira bicho. Os advogados fizeram uma interpretação bastante equivocada. Fosse assim, ninguém mais poderia contar histórias de bruxos depois de Harry Potter”, ponderou.

Embora esteja com seu processo contra Aguinaldo em andamento, o escritor, agora, também precisará se defender da acusação de plágio.  “Não houve nenhuma inspiração externa, foi tudo espontâneo. Eu estava lá. Vamos provar na justiça que O Sétimo Guardião é uma criação coletiva da master class de Aguinaldo Silva”, garante.

No capítulo de estreia de O Sétimo Guardião, a Globo de fato reconheceu os alunos de Aguinaldo como coautores. Quando a trama chegou ao fim em sua primeira exibição, os créditos finais exibiram os nomes de todos os alunos da master class.

Top