Apresentador do Jornal Nacional pede demissão da Globo após confusão interna e corte de salário - Portal Overtube Apresentador do Jornal Nacional pede demissão da Globo após confusão interna e corte de salário - Portal Overtube

Apresentador do Jornal Nacional pede demissão da Globo após confusão interna e corte de salário

Jornal Nacional 50 Anos (Foto: Reprodução/TV Globo)

Jornal Nacional 50 Anos (Foto: Reprodução/TV Globo)

O jornalista Matheus Ribeiro chamou a atenção no ano passado ao ser o primeiro apresentador do Jornal Nacional assumidamente homossexual. Ele fez parte do rodízio especial do telejornal, que completou 50 anos em 2019  e foi apresentado por âncoras do todo o país.

Depois disso, ele se tornou um dos grandes nomes da Globo no estado de Goiás, em que a emissora é transmitida através da afiliada TV Anhanguera. Tudo parecia estar muito bem na carreira de Matheus, mas o profissional de imprensa não estava nada feliz com os rumos de sua contratação.

O site Notícias da TV publicou na manhã desta quinta-feira (9) que Ribeiro acaba de pedir demissão do canal. A informação foi confirmada pelo jornalista, que não deu grandes explicações a respeito. A publicação, entretanto, afirma que problemas como intrigas, humilhação e até um corte de salário foram os motivos.

O texto revela que a gota d’água aconteceu depois que seus rendimentos caíram para menos da metade –e tal redução não teve qualquer ligação com a pandemia do novo coronavírus. O salário de R$ 8 mil foi combinado há quatro anos, quando ele passou a apresentar o jornal local.

Oficialmente, seu cargo nunca foi alterado e ele seguiu como repórter, mas a alteração salarial foi paga como horas extras –que ele nunca foi obrigado a fazer. Em março, no entanto, ele recebeu cerca de R$ 3,9 mil de salário.

Matheus questionou seus superiores, que lhe informaram que aquele seria seu salário, já que ele não fazia as horas extras diárias. A situação não foi resolvida e o jornalista sequer pisou na TV Anhanguera nesta quarta-feira (8), enviando apenas um longo e-mail informando sua decisão.

Confusão interna

A publicação, entretanto, revela que existem outros motivos para a demissão de Matheus Ribeiro. No e-mail enviado pelo profissional, ele citou mais situações além da financeira, como as advertências que recebeu por suas publicações nas redes sociais.

Desde que apresentou o Jornal Nacional e foi escalado para participar dos rodízios, Matheus também despertou muitos ciúmes entre outros apresentadores. Por sua orientação sexual, chegou a ser alvo de fofocas e até comentários maldosos nos bastidores.

Matheus Ribeiro passou a sofrer represálias e até suas pautas de sugestões e melhorias deixaram de ganhar atenção. Nesta semana, ele anunciou nas redes sociais que faria uma live, mas foi proibido por sua chefia, afirmando que apenas nas plataformas oficiais da emissora ele teria liberdade.

A Globo ainda não comentou a demissão do jornalista.

Top