Bolsonaro diminui verbas da Globo e aumenta da Record e do SBT, diz TCU - Portal Overtube Bolsonaro diminui verbas da Globo e aumenta da Record e do SBT, diz TCU - Portal Overtube

Bolsonaro diminui verbas da Globo e aumenta da Record e do SBT, diz TCU

Jair Bolsonaro esteve no SBT e concedeu uma entrevista (Reprodução)

Jair Bolsonaro esteve no SBT e concedeu uma entrevista (Reprodução)

Um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) revela que o atual governo, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro, fez uma grande transformação na distribuição de verbas publicitárias cedidas para TVs abertas brasileiras.

O relatório, obtido com exclusividade pelo jornal Folha de S. Paulo, indica que a Globo vem recebendo uma fatia muito menor em comparação com a Record e o SBT, ainda que seja, há anos, a líder isolada em audiência na TV do país.

Segundo a publicação, os canais de Edir Macedo e Silvio Santos – que são aliados do presidente – receberam os maiores percentuais de recursos. No passado, essa discrepância da emissora carioca sobre as concorrentes existia, mas era ela quem recebia mais, já que tem um alcance maior de pessoas.

O que sempre se viu entre Bolsonaro e a Globo é uma diferença de ideias e não é novidade para ninguém que as duas partes não têm simpatia uma pela outra. O canal vem recebendo diversos ataques do político e de seu eleitorado.

Boa parte das reclamações acontecem por conta da cobertura de programas jornalísticos. Foi o que aconteceu, por exemplo, quando o Jornal Nacional mostrou, em primeira mão, o depoimento de um dos porteiros do condomínio do governante.

Requerimento do TCU

A Folha ainda revela que a TCU fez um requerimento à Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) para obter as planilhas que mostram os valores pagos por agências de publicidade para os três canais, chegando a esse resultado.

O objetivo disso, segundo a publicação, era subsidiar processo aberto por conta de uma reapresentação do Ministério Público de contas na tentativa de analisar se os recursos estão sendo distribuídos por critérios políticos que, claro, favorecem o SBT e a Record.

Vale lembrar que tanto Edir Macedo quanto Silvio Santos demostraram apoio ao presidente Jair Bolsonaro e chegaram a acompanhá-lo no desfile de 7 de setembro, por exemplo.

Top