Bolsonaro pode barrar concessão da Globo em 2022? Saiba tudo - Portal Overtube

Bolsonaro pode barrar concessão da Globo em 2022? Saiba tudo

Bolsonaro apareceu extremamente irritado em vídeo (Reprodução)

Bolsonaro apareceu extremamente irritado em vídeo (Reprodução)

Sempre em pé de guerra com a Globo, o presidente Jair Bolsonaro já disse em várias ocasiões que não vai facilitar para a emissora a renovação de sua concessão, que chegará ao fim no ano que vem.

Na semana passada, o assunto voltou a ganhar repercussão nas redes sociais depois que o site Diário do Centro do Mundo afirmou que Bolsonaro garantiu que não vai permitir que o canal renove o acordo em 2022.

O site TV Pop fez uma publicação mais detalhada, que explica que a notícia em questão não é verdadeira. As emissoras próprias da Globo, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília, terão sua concessão finalizada em 5 de outubro do próximo ano.

Veja também:

Camila Queiroz pode processar a Globo após escândalo de Verdades Secretas 2

Sonia Abrão alfineta Fátima Bernardes por afastamento: “Pessoal deixa de sentir falta”

Mais detalhes sobre a concessão

A publicação em questão afirmou que Jair Bolsonaro já teria informado para a AGU que os documentos enviados pela Globo não serão sequer analisados. A questão é que a decisão não sabe apenas ao Poder Executivo.

O TV Pop explica que a aprovação ou não de uma concessão pública passa pelo Ministério das Comunicações e pela Presidência da República, mas a decisão (seja favorável ou não) vai para o Congresso Nacional e precisa ser reprovada por dois quintos dos votantes.

Essa votação é assegurada pela Constituição Federal e ainda não é a única oportunidade para o cancelamento de uma decisão desse tipo. A emissora poderá recorrer a outras instâncias e até o STF (Supremo Tribunal Federal) pode tomar a decisão final.


Thiago Freitas
Formado em Marketing, é apaixonado por assuntos relacionados a entretenimento e televisão, no geral. Viciado em redes sociais e conteúdo para a web, acompanha esses tópicos há cerca de 15 anos.
Top