Contra Balanço Geral, Jornal Hoje pode virar programa local na Globo - Portal Overtube Contra Balanço Geral, Jornal Hoje pode virar programa local na Globo - Portal Overtube

Contra Balanço Geral, Jornal Hoje pode virar programa local na Globo

Maju Coutinho na apresentação do Jornal Hoje (Reprodução/GloboPlay)

Maju Coutinho na apresentação do Jornal Hoje (Reprodução/GloboPlay)

Globo pode estar preparando uma grande mudança em sua programação. Dessa vez, o Jornal Hoje, um dos mais antigos da grade, pode ganhar uma alteração que deve mexer com a disputa pela audiência.

De acordo com informações divulgadas pelo site TV Pop, a ideia é que o noticiário deixe de ser uma atração exibida de forma nacional e se transforme em um programa local, trazendo aos telespectadores algo próximo do Balanço Geral, da Record TV.

O departamento de programação do canal está trabalhando e fazendo um estudo na tentativa de descobrir se o pedido feito pelas afiliadas a respeito é válido: cancelar a exibição nacional e aumentar a duração do jornal local.

Segundo a publicação, a grande alegação é que o jornal comandado atualmente por Maju Coutinho não tem força o suficiente para ir ao ar em rede nacional. Acredita-se que os números de audiência seriam mais positivos em transmissões locais.

Veja também:

Bandidos armados ameaçam equipe da Globo durante link ao vivo

BBB21: Projota e Arthur viram chacota em publicação do SporTV

Teste na Bahia

Desde o dia 27 de fevereiro, a Globo já está fazendo uma espécie de teste do novo modelo na Rede Bahia, afiliada do canal em Salvador. O Globo Esporte e o Jornal Hoje não estão sendo exibidos e a audiência já começou a reagir com a programação local.

Constantemente derrotada pela Record TV e o Balanço Geral local, o Bahia Meio-Dia, comandado por Jéssica Senra e Vanderson Nascimento, esboçou uma melhora em seus números indo ao ar entre 11h45 e 15h15.

Na última segunda-feira (1), por exemplo, a média foi de 16,4 pontos no horário, o melhor desempenho do ano. A Record, que apresentou 19,2 pontos, ainda foi líder, mas a diferença caiu drasticamente e os programas exibidos na sequência também reagiram.

O TV Pop garante que são muitos os casos de outras afiliadas que buscam fazer o mesmo em suas respectivas programações. Os casos mais claros são da RPC e da TV Anhanguera, afiliadas da Globo no Paraná e em Goiás.

Globo nega a informação

Em nota enviada ao Metrópoles, a Globo negou a informação de que o telejornal terá suas exibições alteradas e destacou que a atração está prestes a fazer aniversário. “Não procede que haverá alteração na exibição nacional do ‘Jornal Hoje’, que este ano comemora seus 50 anos como um dos destaques do telejornalismo da TV Globo”, iniciou a emissora.

“O que houve na Bahia foi uma adaptação temporária na programação para dar mais espaço às informações sobre o combate à pandemia na região. Diante da situação provocada pelo alto número de casos de contaminação por coronavírus, é momento de reforçar as informações sobre cuidados e sobre as novas restrições adotadas pelos governantes. Esse tipo de adaptação não é novidade na TV Globo e em suas afiliadas. Sempre que necessário, a programação é alterada para dar espaço a coberturas locais e prestação de serviço, independentemente da praça, seja com plantões rápidos, com coberturas especiais ou com mudanças temporárias na programação”.

Top