Diretor de Nos Tempos do Imperador acusado de racismo é demitido da Globo

Globo vai lançar Nos Tempos do Imperador um ano depois do previsto (Divulgação: TV Globo)

Globo vai lançar Nos Tempos do Imperador um ano depois do previsto (Divulgação: TV Globo)

Um diretor da novela Nos Tempos do Imperador recentemente acusado de racismo nos bastidores da trama foi demitido. No entanto, a emissora alega que a demissão se deu por assédio moral, informou a colunista Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

A assessoria de imprensa do diretor da novela Nos Tempos do Imperador também confirmou o desligamento do profissional da Globo. A confirmação foi declarada ao Notícias da TV, com quem o diretor também conversou e ressaltou que a nota da Globo afirma que seu desligamento se deu por assédio moral.

Entenda o caso da acusação de racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador

Uma denúncia de suposto racismo nos bastidores da novela Nos Tempos do Imperador acendeu um alerta na TV Globo. O caso foi divulgado no dia 3 de fevereiro de 2022 pela colunista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.

A notícia vem como uma bomba justamente um dia antes do final da novela na Globo. Segundo a colunista, o departamento de compliance da emissora teria recebido uma denúncia de suposto racismo contra artistas negros da novela.

A coluna adiantou que a reclamação aponta que os artistas negros que trabalharam em Nos Tempos do Imperador receberam tratamento diferente dos artistas brancos nas gravações do folhetim das seis.

A coluna do jornal Folha de S. Paulo procurou a Globo, que afirmou não comentar as investigações relacionadas ao departamento de compliance. Essa área é responsável pela garantia de leis e condutas sejam cumpridas.

A Globo informou ainda a publicação que tem um código de ética e que qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho está proibido e sujeito a demissão da emissora.

“Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”, disse a Globo em nota ao jornal.

Globo emite nota sobre demissão de diretor de novela das seis

A Globo emitiu uma nota sobre a demissão do diretor da novela Nos Tempos do Imperador para o Notícias da TV. Em parte da nota, a emissora reafirma que é contra casos de racismos no seu ambiente de trabalho.

“Preconceito racial é uma prática não tolerada pela Globo. A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas”, afirma a nota.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top