Do pião do Baú da Felicidade à logo de Pedra Sobre Pedra: veja as referências da abertura de Verão 90 - Portal Overtube Do pião do Baú da Felicidade à logo de Pedra Sobre Pedra: veja as referências da abertura de Verão 90 - Portal Overtube

Do pião do Baú da Felicidade à logo de Pedra Sobre Pedra: veja as referências da abertura de Verão 90

O pião do Baú da Felicidade é uma das referências da abertura de Verão 90 (Reprodução/TV Globo)

O pião do Baú da Felicidade é uma das referências da abertura de Verão 90 (Reprodução/TV Globo)

Verão 90 estreou ontem e, sem sobra de dúvidas, sua abertura foi o que mais chamou a atenção do público. Ao som de Pump Up The Jam, a nova novela das sete da Globo fez uma série de referências aos anos 1990.

Arielle Macedo, coreógrafa de Anitta, é uma das bailarinas que aparecem no clipe. Ao Gshow, ela reforça a importância da música da época: “Eu acredito que tudo se renova mas sempre pegamos referências de coisas e épocas passadas. Eu amo todas músicas e fiz muita aula de jazz com elas”.

Ela comenta que adorou a experiência. “Amei participar da abertura de Verão 90. Além da música, amo a maneira como as pessoas se vestiam nessa época. Tem um passo de dança que se chama Running Man (que é literalmente um homem correndo), e ele é a minha aposta para voltar com força total!”

Referências usadas na abertura de Verão 90

O próprio Gshow fez um compilado com todas as referências usadas na abertura de Verão 90. Entre o pião do Baú da Felicidade e a invenção do telefone sem fio, veja quais foram as inspirações dos criadores.

1. O clipe de “Chorando Se Foi”! Quem nunca se rendeu aos passos de lambada do hit? A música, gravada pela banda Kaoma, se tornou um sucesso absoluto no início dos anos 90 e até hoje embala as festinhas de flashback e, claro, as cantorias do karaokê.

2. As famosas (e lindas!) boybands! As ‘corêos’, as músicas melosas e os rostinhos bonitos de seus componentes fizeram grupos como New Kids on the Block, Backstreet Boys e N’Sync se tornarem uma febre nos anos 90. Claro que elas não podiam faltar nessa abertura, não é?

3. A linda logo da novela Pedra sobre Pedra! A novela, de 1992, inovou no uso da computação gráfica, principalmente em sua abertura. Criada por Hans Donner, a filmagem transformava o corpo da modelo Mônica Fraga em rochas e montanhas, tudo com a ajuda de efeitos especiais, superavançados para a época.

4. As Facas Ginsu. Mais do que apenas um utensílio de cozinha, o objeto se tornou um sonho de consumo na época. As Facas Ginsu prometiam cortar qualquer coisa – eu disse QUALQUER COISA – desde chumbo até as meias Vivarina.

5. Pião do Baú da Felicidade. Não tinha mistério: era só escolher um número e jogar. Se você tivesse sorte o suficiente, podia faturar desde eletrodomésticos até uma casa própria! Não havia uma pessoa nos anos 90 que não quisesse participar do game comandado por Silvio Santos.

Heeeeey, Macarena

6. O passinho clássico de “Macarena”. Não importa em que década você tenha nascido, saber a coreografia de Macarena é uma obrigação para qualquer brasileiro. Pode ir aprendendo!

7. Jogos de Verão do Master System! Os videogames existem até hoje, mais modernos e cheios de realidade, mas foi nos anos 90 que os eletrônicos tiveram seu auge com os jogos de verão. Neles, você podia surfar, andar de skate, bicicleta e praticar outros esportes radiciais. Dá pra entender porque eles eram tão viciantes, não é?

8. Nirvana e o grunge! Não é só de lambada que vive os anos 90. A época também foi marcada por muito rock’n’roll, especialmente com o grunge, representado na abertura pela banda liderada por Kurt Cobain!

9. O lançamento do telefone sem fio. Foi nos anos 90 que os celulares começaram a surgir. Um dos objetos mais importantes dos dias de hoje começou como um telefone normal, cheio de teclas e até mesmo com uma antena! Dá pra imaginar que aquele seu smartphone é tataraneto desse tipo de aparelho?

10. A Mola Maluca. O terror de qualquer criança dos anos 90 era esse: ‘e se a minha Mola Maluca embolar?’ O brinquedo era escolha certa de presente no Dia das Crianças e custava super baratinho – para a época, né?

11. Skates e Patins. Tá pensando que era só no videogame que esses dois apareciam? Não mesmo! As ruas da época eram tomadas por jovens querendo aprender esses esportes, e se engana quem pensa que eles desistiam por conta de um joelho ralado!

Top