Em Pauta: Globo reprisará debate sobre racismo no Globo Repórter desta semana - Portal Overtube Em Pauta: Globo reprisará debate sobre racismo no Globo Repórter desta semana - Portal Overtube

Em Pauta: Globo reprisará debate sobre racismo no Globo Repórter desta semana

GloboNews exibiu debate histórico sobre racismo no programa Em Pauta (Reprodução/GloboNews)

GloboNews exibiu debate histórico sobre racismo no programa Em Pauta (Reprodução/GloboNews)

A noite desta quarta-feira (3) foi histórica para o canal GloboNews. O programa Em Pauta recebeu Maju Coutinho, Aline Midlej, Flávia Oliveira, Lilian Ribeiro, Zileide Silva e Heraldo Pereira, que falaram a respeito dos protestos contra o racismo que acontecem ao redor do mundo.

No dia anterior, o programa havia discutido o mesmo assunto, mas acabou sendo criticado por ter trazido apenas jornalistas e comentaristas brancos para falar sobre o tema. A atração se redimiu no dia seguinte e gerou muita comoção na web por conta da exibição.

A repercussão positiva fez com que a emissora tomasse uma decisão. A Globo anunciou que exibirá mais uma vez o programa, agora na TV aberta. O Globo Repórter será especial, contará com a participação de Glória Maria e vai trazer o assunto novamente à tona.

O Em Pauta

No Em Pauta, os seis jornalistas negros falaram sobre a questão racial. Entre as declarações que mais chamaram a atenção está a feita pela jornalista Maju Coutinho, que é a atual apresentadora do Jornal Hoje.

“Precisa discutir isso não só baseado na experiência americana. Tem que olhar para nossos João Pedro, nossas Ágatha. A gente tem que encarar esse tema aqui porque parece que quando fala dos Estados Unidos encara de forma proativa e quando é a violência policial brasileira, que extermina na maioria das vezes negros, a gente meio que esconde. Então é hora de escancarar essa violência que também ocorre aqui e é muito grave”, pediu a âncora.

Com a voz embargada, Heraldo Pereira também se pronunciou. “Nós não podemos nos dividir na questão racial porque não existem raças, somos um só povo. O que aprendi nesses anos todos de caminhada jornalística para chegar a esse momento e estar com colegas para discutir a questão racial é que as empresas, os organismos e as instituições precisam ter um olhar para os negros também no Brasil. A população não negra precisa ter um olhar em relação ao negro. Com trabalho, estudo, nós vamos construir uma nação”, afirmou.

O Globo Repórter especial vai ao ar nesta sexta-feira (5), logo depois da novela Fina Estampa.

Top