Globo copia Record, Band e SBT e ordena telejornais apostarem em pautas policiais - Portal Overtube Globo copia Record, Band e SBT e ordena telejornais apostarem em pautas policiais - Portal Overtube

Globo copia Record, Band e SBT e ordena telejornais apostarem em pautas policiais

Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo (Reprodução)

Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo (Reprodução)

Percebendo o crescimento de suas concorrentes, a Globo decidiu apostar em pautas policiais para alavancar a audiência e repercussão de seus telejornais. É o que informa a reportagem do Observatório da Televisão publicada nesta terça-feira (23). 

Assinada pelo jornalista Gabriel Vaquer, a publicação informa que a ordem partiu depois de uma reunião com o novo chefe de redação da emissora em São Paulo, Fernando Araújo Castro. No encontro, ele anunciou mudanças importantes, entre elas o novo procedimento que será adotado nas matérias e aposta em pautas policiais.

Agora, a equipe (um repórter e um cinegrafista) sairá às ruas com câmeras pequenas. A ideia é reduzir os custos – o cinegrafista, por exemplo, também será responsável por dirigir o veículo da reportagem.

Além disso, Fernando solicitou que os telejornais passem a focar em pautas policiais. O diretor, diz a reportagem, teria citado o bom trabalho da Band que, mesmo com uma estrutura bem menor, conseguiu informações exclusivas em casos como da morte do cantor Gabriel Diniz e o assassinato do ator Rafael Miguel.

A publicação encerra mostrando o posicionamento da Globo, que, em nota, negou as possíveis declarações de Fernando. “As declarações atribuídas a Fernando Castro não são verdadeiras e não houve qualquer orientação de mudança editorial nos telejornais locais de São Paulo. Novas tecnologias, que agilizam e facilitam as coberturas, são sempre bem-vindas, como no caso das câmeras menores, que não são uma novidade no Jornalismo da Globo.”

Embora negue, não é de hoje que a Globo muda seus telejornais para se aproximar do público. O Jornal Nacional, o maior do país, é um claro exemplo. De alguns anos para cá, o telejornal assumiu um tom mais informal. Enquanto isso, os jornalísticos locais do canal implementaram uma abordagem mais popular.

Top