Globo muda postura em afiliada, recupera a liderança e deixa a Record em quarto lugar - Portal Overtube Globo muda postura em afiliada, recupera a liderança e deixa a Record em quarto lugar - Portal Overtube

Globo muda postura em afiliada, recupera a liderança e deixa a Record em quarto lugar

A logo da Globo (Imagem: Reprodução)

A logo da Globo (Imagem: Reprodução)

Globo vinha passando por grandes problemas de audiência na TV Anhanguera, afiliada do canal em Goiás. O estado era um dos mais problemáticos em audiência em todo o país e a Record, principal concorrente, chegava a liderar até no confronto com as novelas da Platinada.

As notícias, entretanto, são boas para a emissora carioca. É o que diz um levantamento feito site Notícias da TV, que revela que, depois que foram feitas diversas mudanças – que incluem até alterações em seu posicionamento editorial – o público voltou a apostar no canal da família Marinho.

A publicação também explica que a própria Record acabou ajudando no crescimento da TV Anhanguera. A emissora trouxe Eduardo Caruso para a vaga de diretor de Jornalismo e as mudanças impostas por ele surtiram efeito contrário, fazendo com que a afiliada chegasse ao quarto lugar em audiência.

Os jornais locais exibidos na Globo começaram a ganhar novidades e assuntos mais populares, como crimes, por exemplo. Um detalhe, no entanto, é importante: isso foi feito sem sensacionalismo e sem “sangue”, com um texto muito mais leve e que, dependendo do tema, tem direito até a bom humor.

Os números da TV Anhanguera melhoraram desde novembro com o Jornal Anhanguera 1ª Edição, que virou líder depois de perder por anos da Record. A segunda edição também ganhou mais prestígio, acima de tudo depois que Matheus Ribeiro apresentou o especial de 50 anos do Jornal Nacional.

Clima na Record é de desespero

O Notícias da TV conversou com uma fonte que revelou que o clima dentro da Record é de desespero. Jornalistas que não se identificaram afirmaram que a queda em audiência tem total ligação com as mudanças implantadas por Eduardo Caruso, que veio da afiliada da Bahia.

Entre as questões polêmicas está a decisão de transformar temas totalmente aleatórios em notícias sensacionalistas. Foi o caso, por exemplo, do caso de uma porca faminta que revirava o lixo em busca de comida. A reportagem foi apresentada por Mariana Martins e o Balanço Geral Manhã chegou ao quarto lugar.

Os profissionais da Record não estão recebendo bem as decisões de Caruso, que tinha bastante sucesso com um trabalho parecido na Bahia. O estado, aliás, também é um problema para a Globo e a concorrente faz com que a TV Bahia fique na vice-liderança em algumas ocasiões.

Procurado, Eduardo Caruso afirmou que apenas a assessoria de imprensa da emissora poderia falar a respeito da queda de audiência e da suposta insatisfação dos profissionais.

Top