Globo tem mais de 17 mil processos em curso e pode ter prejuízo bilionário, diz site - Portal Overtube

Globo tem mais de 17 mil processos em curso e pode ter prejuízo bilionário, diz site

A logomarca da Globo (Imagem: Reprodução)

A logomarca da Globo (Imagem: Reprodução)

Nos últimos anos, a Globo vem trabalhando em um projeto de unificação de todas as suas empresas. Chamado de “Uma Só Globo”, ele fundiu a TV aberta, os canais pagos da antiga Globosat (hoje chamada de Canais Globo), o GloboPlay e a Globo.com.

Com a reunião de todas as companhias, o grupo se vê no meio de uma série de disputas judiciais travadas, em sua maioria, contra ex-funcionários. Segundo dados acessados pelo site Notícias da TV, são exatamente 17.201 mil processos com a Justiça do Trabalho e outras ações da esfera cível.

A publicação revela que grande parte desses processos devem ser julgados nos próximos dois anos, quando a emissora terá, provavelmente, que arcar com um grande prejuízo que pode ser bilionário. A maioria das ações vem de profissionais que foram demitidos.

Veja também:

Beiçola de A Grande Família, Marcos Oliveira é internado às pressas

Adriana Araújo vence processo trabalhista contra a Record TV

Ações trabalhistas

Não surpreende que o pedido mais frequente nos processos seja o reconhecimento de vínculo empregatício. Esses profissionais eram contratados como PJ (Pessoa Jurídica) e não tinham direito a benefícios trabalhistas, como férias de 13º salário.

O Notícias da TV afirma que muitas das ações também acusam a Globo de acúmulo de funções, acima de tudo entre profissionais de imprensa. A emissora carioca decidiu se pronunciar e afirmou que a reportagem “embaralha ações trabalhistas e cíveis de várias naturezas”.

“A matéria chega a um número que nem de longe corresponde à realidade – o número real é muito inferior. Assim como qualquer grande empresa, a Globo tem ações judiciais em curso”, diz a emissora, que ainda afirma que não comenta detalhes sobre processos judiciais.

Antes de finalizar a nota, a emissora se defende. “Podemos garantir que nosso o volume de ações é compatível com o tamanho da empresa e que o acompanhamento das contingências é feito seguindo as melhores práticas do mercado”.


Thiago Freitas
Formado em Marketing, é apaixonado por assuntos relacionados a entretenimento e televisão, no geral. Viciado em redes sociais e conteúdo para a web, acompanha esses tópicos há cerca de 15 anos.
Top