
Globo decide se realizará debates mesmo sem Lula e Bolsonaro
A Globo bateu o martelo e tomou uma decisão quanto à realização do debate entre os candidatos a Presidente da República nas Eleições 2022. Um impasse foi criado a partir do momento em que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) passaram a negar sua presença nas sabatinas da emissora – a primeira para o podcast O Assunto, comandado por Renata Lo Prete e a mais recente para a Central das Eleições na Globo News, ancorada por Natuza Nery e o time de comentaristas do canal de notícias.
Além das sabatinas, Lula e Bolsonaro também devem evitar os debates. A CNN Brasil e a Jovem Pan News cancelaram os debates com os candidatos a Presidente que iriam realizar nos dias 6 e 9 de agosto, respectivamente. A CNN, no entanto, resolveu se unir ao SBT para realizar um debate em pool de emissoras, marcado para o dia 24 de setembro.
A ideia de realizar os debates em pool de emissoras é diminuir o número destes eventos e tentar convencer os dois candidatos com mais intenções de votos nas últimas pesquisas a comparecerem ao encontro.
Leia também:
Eleições 2022: saiba onde assistir os debates pela TV e pela internet
Eleições 2022: Lula e Bolsonaro deixam Globo a ver navios e boicotam entrevistas
Globo vai fazer debate mesmo sem Lula e Bolsonaro?
A Globo bateu o martelo e decidiu fazer o debate entre candidatos à Presidência da República mesmo sem a presença de Lula e Bolsonaro. A assessoria de imprensa do canal carioca confirmou o debate para o dia 29 de setembro mesmo se os dois candidatos líderes nas pesquisas não comparecerem ao encontro, informou o site NaTelinha.
Desta forma, a Globo garante o debate com aqueles candidatos que quiserem participar do evento. Além disso, a emissora não deve formar um pool de emissoras para realizar o encontro. Em contrapartida, o G1, portal de notícias do grupo Globo, fará um pool com o consórcio de veículos de imprensa, formado durante a pandemia do novo coronavírus.
A decisão de manter o debate pressiona o PT e o PL a convencerem Lula e Bolsonaro a participarem do debate. O evento será o último antes do primeiro turno das Eleições 2022 e ocorre após o fim do Horário Político no rádio e na TV. Desta forma, o debate é a última oportunidade dos políticos conquistarem o voto dos eleitores antes de irem as urnas.