"Guardiões do Crivella": Globo posiciona repórteres em protesto contra prefeitura do RJ - Portal Overtube "Guardiões do Crivella": Globo posiciona repórteres em protesto contra prefeitura do RJ - Portal Overtube

“Guardiões do Crivella”: Globo posiciona repórteres em protesto contra prefeitura do RJ

A Globo protestou contra os "Guardiões do Crivella" (Reprodução/TV Globo)

A Globo protestou contra os "Guardiões do Crivella" (Reprodução/TV Globo)

Um dos assuntos do momento é uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (31) em que a Globo denuncia um suposto esquema da Prefeitura do Rio de Janeiro para atrapalhar o trabalho da imprensa.

A estratégia, nomeada de “Guardiões do Crivella”, foi revelada primeiramente pelo RJ2 e mostrou que funcionários da prefeitura faziam plantão nos hospitais municipais da cidade do Rio de Janeiro para evitar reportagens, impedindo que a população faça denúncias sobre problemas na Saúde.

De acordo com a reportagem, os envolvidos participavam de grupos de WhatsApp em que eram distribuídos por unidades de saúde do município. Eles estavam sempre em duplas e faziam o possível para atrapalhar as aparições ao vivo, além de intimidar cidadãos para evitar que eles falassem mal da prefeitura.

O RJ2 teve acesso ao conteúdo de alguns desses grupos e ainda mostrou que os funcionários chegavam a enviar selfies para provar que chegaram aos hospitais. Um dos envolvidos teria um salário de mais de R$ 10 mil e surge em fotos com o prefeito Marcelo Crivella nas redes sociais.

O canal ainda mostrou que os participantes do grupo comemoravam online sempre que conseguiam atrapalhar as reportagens. A Prefeitura do Rio de Janeiro não negou a criação dos grupos e, de acordo com o G1, afirmou que a medida é para “melhor informar a população”.

Globo faz “protesto”

Na manhã desta terça-feira (1) o Bom Dia Rio voltou a repercutir o caso. Para encerrar a edição, a Globo decidiu fazer uma espécie de protesto silencioso, em que posicionou os repórteres estrategicamente para mostrar que eles não serão intimidados e seguirão trabalhando na informação.

Ao encerrar o jornal, o jornalista Flávio Fachel afirmou: “A gente vai continuar fazendo o nosso trabalho. Encerramos aqui, mas tenha certeza de que o Bom Dia Rio continua, pronto pra trazer informação pra você. Até amanhã”, disse.

Veja o vídeo, que foi capturado por um usuário do Twitter:

Top