João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil, anuncia que vai dar uma pausa das novelas - Portal Overtube João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil, anuncia que vai dar uma pausa das novelas - Portal Overtube

João Emanuel Carneiro, autor de Avenida Brasil, anuncia que vai dar uma pausa das novelas

Autor do fenômeno Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro vai dar uma pausa (Reprodução)

Autor do fenômeno Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro vai dar uma pausa (Reprodução)

João Emanuel Carneiro, famoso por ter escrito novelas de sucesso como Da Cor do Pecado e Avenida Brasil, vai dar uma pausa nas novelas.

Em uma entrevista à Variety, disse que precisa se reinventar. “Eu tenho muitas ideias. Mas o problema é que eu acabo fazendo novelas de novo, e isso toma dois anos e meio da minha vida. Preciso parar esse ciclo e fazer algo diferente”.

João Emanuel foi até Miami, nos Estados Unidos, para participar da Natpe. Se trata de uma feira de televisão mundial em que a Globo costuma participar e levar seus produtos para divulgá-los. Sucessos como Assédio, Sob Pressão e Ilha de Ferro são alguns dos destaques.

O autor chegou a criticar, de forma bem leve, o público brasileiro. Ele citou seu renomado trabalho em A Favorita, que fez um grande sucesso na década passada. “Ninguém sabia quem era a vilã de verdade até o fim. Eu não sei se poderia fazer isso hoje. Nós somos tão focados em custo, dinheiro, audiência. Um problema que eu vejo na TV atual é que as pessoas têm medo de tentar algo novo e precisam fazer sempre algo mais tradicional”.

Carneiro disse que ama escrever novelas. “Elas são algo muito atrativo para quem é escritor. A ideia de que tantas pessoas assistem a algo que você fez é tocante. Você se vicia na criação de novelas. Segundo Sol, por exemplo, é uma história sobre um novo começo, sobre uma família que está se despedaçando. Essa é a graça da novela para mim, coisas que estão caindo aos pedaços e começam a ser reconstruídas”.

Carreira na Globo

João Emanuel Carneiro foi o responsável pelo roteiro de Central do Brasil. O filme de 1998 chegou a ser indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro. Fernanda Montenegro também disputou o prêmio de melhor atriz.

Depois de trabalhar em outros longas e em séries da Globo, João partiu para sua primeira novela. Da Cor do Pecado, exibida em 2004 no horário das sete, foi um grande sucesso de audiência e de crítica. Dois anos depois, ele escreveu Cobras & Lagartos, seu último trabalho na faixa.

Sua estreia no horário nobre aconteceu com A Favorita, de 2008. Seu último grande sucesso foi Avenida Brasil (2012). A Regra do Jogo e Segundo Sol foram seus últimos trabalhos na Globo. As tramas, principalmente a primeira, não conseguiram fazer grande sucesso.

Top