Jornal Nacional alerta sobre pesquisas fakes e condena atitude de Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi sabatinado por Renata Vasoncelos no Jornal Nacional

Jair Bolsonaro foi sabatinado por Renata Vasoncelos no Jornal Nacional

O Jornal Nacional, sob o comando de William Bonner e Renata Vasconcelos, deu uma dura em Jair Bolsonaro (PL) por tentar desacreditar os eleitores em relação ao resultado das pesquisas eleitorais.

Os apresentadores do Jornal Nacional ainda alertaram sobre a circulação de fake news que alteram o resultado dos levantamentos eleitores e mostram o presidente em primeiro lugar nas intenções de voto, quando na verdade é o ex-presidente Lula (PT) que aparece no topo das pesquisas.

“Nas últimas semanas conteúdo do Jornal Nacional foi adulterado dessa forma e compartilhado intensamente em redes sociais, como o WhatsApp, para desinformar os eleitores. Alguns dos mais compartilhados trazem áudio e vídeo adulterados para dizer que o candidato à reeleição Jair Bolsonaro estaria à frente da pesquisa de intenção de voto Ipec, o que é falso. A pesquisa mostrou o oposto do conteúdo adulterado”, afirmou Renata Vasconcelos no Jornal Nacional desta segunda-feira (19).

Bonner continuou: “Desde 15 de agosto até hoje, as pesquisas do Ipec e do Datafolha apresentadas aqui no Jornal Nacional mostraram o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, como o que tem percentual maior de intenção de voto. Em todas elas, Bolsonaro apareceu em segundo lugar”.

Em seguida, Renata Vasconcelos informa o telespectador sobre uma página que pode ser usada para checar se a informação recebida nas redes sociais é correta. “Se você recebeu algum vídeo supostamente extraído do Jornal Nacional, consulte a página que foi criada especialmente para você saber se o conteúdo foi manipulado”, falou.

Leia também:

Lula vai ao debate do SBT? Campanha bate o martelo e petista anuncia decisão

Globo pede renovação da emissora por 15 anos; Bolsonaro promete dificultar nova concessão

William Bonner cutuca Jair Bolsonaro no Jornal Nacional

Após explicar sobre as fake news das pesquisas no Jornal Nacional, William Bonner aproveitou para criticar a atitude de Jair Bolsonaro ao tentar desacreditar os eleitores sobre os levantamentos eleitorais.

“A distribuição desses vídeos falsos coincidiu com declarações públicas do candidato Bolsonaro em que despreza as pesquisas eleitorais dos institutos Ipec e Datafolha e afirma, sem qualquer base nos fatos, que qualquer vitória que não seja a dele em primeiro turno significará que algo errado terá ocorrido no TSE. Levantar suspeitas sobre a Justiça eleitoral é uma afronta à democracia brasileira e deve ser denunciado”, disse o jornalista no principal telejornal da TV Globo.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top