MP investiga concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos: "Erotização precoce" - Portal Overtube MP investiga concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos: "Erotização precoce" - Portal Overtube

MP investiga concurso de miss infantil do Programa Silvio Santos: “Erotização precoce”

Concurso de beleza do Programa Silvio Santos gerou polêmica na web (Reprodução/SBT)

Concurso de beleza do Programa Silvio Santos gerou polêmica na web (Reprodução/SBT)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Promotoria de Justiça de Osasco investiga o concurso de miss infantil realizado pelo Programa Silvio Santos há duas semanas. A competição entre meninas gerou polêmica nas redes sociais e é alvo de análise de orgãos de proteção à criança e adolescente.

Segundo a procurada do MPT Ana Maria Real, coordenadora nacional do Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, episódios como esses merecem a atenção da sociedade “porque as crianças podem estar sujeitas à erotização e sexualização precoces, a situações adultas, a desgastes emocionais, constrangimentos e exposições”.

No concurso, meninas, que tinham 7 e 8 anos de idade, eram avaliadas por seus atributos físicos. “Agora, vocês do auditório, que estão com o aparelhinho (de votação), vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito”, disse o veterano apresentador.

Quem também se posicionou contra o concurso foi o coordenador da Assistência Clínica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Táki Athanássios Cordás. “Quando a sexualização de uma criança aumenta, também cresce o risco de abuso sexual. Diferentes pesquisas têm relacionado concursos de beleza infantil e a sexualização de crianças, na sua maioria meninas, com o abuso sexual infantil”, afirmou o psiquiatra.

“É um modelo de beleza perverso porque aumenta a importância que a criança dá ao corpo e que está relacionado a anorexia e bulimia, controle obsessivo que já acompanhamos entre modelos adultas.”

Top