Pantanal chega ao fim com corte de quase 50 capítulos na Globo; entenda

Final de Pantanal terá sequência de mortes trágicas

Final de Pantanal terá sequência de mortes trágicas

A novela Pantanal já tem data para chegar ao fim na Globo. No ar na faixa das nove desde o dia 28 de março, a trama encerrará seu ciclo com 167 capítulos no dia 7 de outubro. No fim das contas, a trama de Bruno Luperi sofreu um corte de 49 capítulos.

Vale lembrar que a novela Pantanal exibida pela Globo é um remake da produção de mesmo nome exibida em 1990 pela Manchete. A trama original foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, avô de Bruno Luperi, e é na trama dele que o autor se baseou para escrever a nova versão para a emissora carioca.

A versão de Pantanal da Manchete contou com 216 capítulos, o que significa que o remake da Globo perdeu 49 capítulos em relação a original.

Leia também:

Jade Picon e Chay Suede surgem em clima de romance nas gravações de Travessia; assista

Viva define qual novela vai substituir Alma Gêmea; saiba quando estreia

Pantanal e outras novelas devem ser mais curtas na Globo

Pantanal é apenas um exemplo da nova estratégia da Globo em exibi folhetins mais curtos, com menos de 200 capítulos. Nos anos 1990 e 2000, era comum que as novelas ultrapassem os 200 capítulos, como Barriga de Aluguel (1990) que teve 243 capítulos e O Cravo e a Rosa, que somou 221 capítulos.

Na Manchete, as novelas longas também eram comum. Além de Pantanal (1990) que teve 216 capítulos, sua sucessora, A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) terminou no capítulo 251.

Agora, a Globo tem dado prioridade às tramas mais curtas. Apesar de terem sido afetadas pela pandemia, novelas recentes como Amor de Mãe e Um Lugar ao Sol já estavam previstas para serem mais rápidas. A primeira teve seu desfecho exibido no capítulo 125 enquanto a segunda fechou a trama com 119 capítulos.

Exceções, é claro, existem. Cara e Coragem, atual novela das 19h da Globo, estreou em 30 de maio e só deve terminar em janeiro de 2023, mesmo com a audiência e repercussão abaixo dos patamares esperados pela emissora. Já Terra Vermelha, novela das 21h prevista para substituir Travessia, pode ter cerca de 250 capítulos segundo rumores que circulam nos bastidores da produção.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top