Saiba se SBT ainda pode exibir a novela Ana Raio e Zé Trovão da Manchete

Ana Raio e Zé Trovão

Ana Raio e Zé Trovão

O SBT ainda pode exibir a novela Ana Raio e Zé Trovão, da Manchete? Com o sucesso do remake de Pantanal na Globo, muitos tem se perguntado se a emissora de Silvio Santos pode voltar a exibir os clássicos da extinta TV Manchete.

O SBT exibiu a partir de 2005 quatro novelas da TV Manchete. Xica da Silva (1996) e Pantanal (1990) foram grandes sucessos no horário nobre da emissora, incomodando a Globo no horário de sua exibição. O canal de Silvio Santos exibiu ainda Dona Beija (1986) em 2009 e no ano seguinte levou ao ar Ana Raio e Zé Trovão (1990).

Pantanal, reprise de sucesso no SBT, não pode mais voltar ao ar pelo SBT. Além do remake estar no ar na Globo, o autor Benedito Ruy Barbosa provou na justiça que os direitos sob o texto da obra voltariam para ele a partir de 2000. Agora, o autor pede uma indenização milionária pela exibição da novela na emissora de Silvio Santos.

Leia mais no Portal Overtube:

Novela do autor de A Favorita sofre mudanças após ser rebaixada pro streaming

Globo prepara Maria Beltrão para substituir Ana Maria Braga, diz colunista

Ana Raio e Zé Trovão pode ser exibida pelo SBT?

Recentemente, ventilou-se na imprensa que o SBT estrearia a reprise de Ana Raio e Zé Trovão, da Manchete, nas suas tardes, no horário das 14h. Contudo, mudou de ideia e resolveu trazer a inédita Paixões de Gavilones, da Telemundo, que estreia dia 16 de maio neste horário.

De acordo com o NaTelinha, o SBT não pode exibir Ana Raio e Zé Trovão. Em contato com o SBT, a publicação confirmou que a emissora perdeu os direitos sobre as novelas da Manchete há cerca de dez anos.

Se o SBT tiver interesse em reprisar as novelas novamente, deve adquirir os direitos de exibição com a empresa que arrematou o arquivo da Manchete no leilão ocorrido em 2021. Já Xica da Silva teria de ser negociada com a Bloch Som e Imagem.

Quem também se deu bem com reprises de novelas da Manchete foi a Band. No final de 2005, a emissora estreou Mandacaru (1997), que chegou a alcançar pico de 10 pontos de audiência. Segundo o Natelinha, a reprise encerrou com média geral de 4,4 pontos, número acima do que grande parte da grade da band consegue alcançar diariamente.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top