
A Favorita
A Favorita virou motivo de guerra entre a Globo e o SBT. A emissora de Silvio Santos denunciou a novela do Vale a Pena Ver de Novo ao Ministério da Justiça alegando que a trama da emissora carioca apresenta conteúdo inadequado para as tardes.
De acordo com o site Notícias da TV, o SBT denunciou a novela da Globo após o Ministério da Justiça cair em cima das novelas mexicanas exibidas nas tardes do canal paulista.
“Após recebermos constantes ofícios referentes à reclassificação etária de conteúdos exibidos pelo SBT, recebemos um questionamento de nossa diretoria de Programação sobre conteúdos exibidos em outras emissoras, como, por exemplo, a novela A Favorita, da Rede Globo, classificada como 12 anos, porém, possui elementos claros de 14 anos”, avisa um email que teria sido enviado pelo SBT para o departamento responsável pela classificação indicativa no Ministério da Justiça.
“O SBT busca sempre estar de acordo com as exigências do MJ e, mesmo quando há divergências e recebemos os ofícios, fazemos as devidas alterações dentro do prazo estipulado. Porém, notamos que outros veículos não sofrem o mesmo monitoramento”, observou a emissora de Silvio Santos.
Segundo a publicação, o responsável pela diretoria de programação do SBT, reclamante no email enviado ao Ministério da Justiça, se trata de Murilo Fraga.
Leia também:
Sônia Abrão toma atitude após repórter do A Tarde é Sua ser anunciado em A Fazenda 14
Ministério da Justiça notifica Globo após denúncia do SBT
Após o SBT denunciar a Globo ao Ministério da Justiça, o órgão resolveu monitorar a novela A Favorita e teria encontrado elementos que concordam com os fatos apontados pelo canal paulista.
Notificada, a Globo precisou alterar a classificação indicativa, mas reclamou do fato do MJ ter analisado a versão na íntegra disponível no Globoplay. A versão exibida no Vale a Pena Ver de Novo é editada e apresenta cortes em relação à íntegra.
“A versão que está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo não é a versão integral da obra, mas sim uma versão editada dia após dia, que sofre naturalmente cortes em seu conteúdo, visando adequá-la ao espaço de tempo de duração do Vale a Pena Ver de Novo, além da adequação ao seu público-alvo”, respondeu a Globo ao MJ.
Em resposta, o Ministério da Justiça manteve a classificação indicativa de +14 anos e ameaçou aumentar para +16. “A novela não encontra condições de ter o selo +12. Encontramos elementos de +16, mas vamos manter sua classificação como não recomendada para menores de 14 anos”, avisa o documento.
Leia também:
Juliette pode atuar em Mar do Sertão, novela das seis da Globo
Tudo sobre A Fazenda 2022: horário, participantes, prêmio e novidades da temporada
A Favorita vai sair do ar?
Apesar da modificação da classificação indicativa, a novela A Favorita não corre o risco de sair do ar na Globo.
Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu desvincular a classificação indicativa dos horários de exibição dos programas na televisão brasileira. Antigamente, produtos classificados como +14 só podiam ser exibidos a partir das 21h.
No entanto, já não existe mais essa barreira e os programas podem ser exibidos a qualquer hora, independente da classificação indicativa. No entanto, cabe o bom senso das emissoras sobre o conteúdo que vão exibir em determinados horários.