Paola e Carlos Daniel em A Usurpadora (Reprodução/Televisa)
O SBT, que ficou marcado como a casa das novelas mexicanas no Brasil, passa por uma situação delicada na audiência e nem os clássicos mexicanos poderão salvar a emissora de Silvio Santos dessa vez.
Após os cortes na reprise de Rebelde, exibida às 14h15 na programação de segunda a sexta, o público esperava que, como uma ação para tentar alavancar a audiência do horário – que anda em baixa – o SBT recorresse aos seus maiores sucessos mexicanos.
No entanto, essa possibilidade passa longe de se tornar realidade. O canal de Silvio Santos terá que adotar uma abordagem mais criativa e paciente em relação aos números de audiência já que perdeu os direitos de exibição de suas clássicas produções, como Marimar (1994), Maria do Bairro (1995) e A Usurpadora (1998).
As três novelas se tornaram verdadeiros fenômenos de audiência no canal, garantindo sucesso para a emissora em todas as suas exibições.
A desconfiança de que o SBT já não teria mais posse destas novelas da gigante mexicana Televisa surgiu através dos próprios fãs do canal e dos folhetins importados, que relataram nas redes sociais que a trinca de tramas clássicas não aparecem no novo material promocional lançado recentemente pelo canal, comemorando 42 anos de exibição de telenovelas mexicanas.
Leia também:
Tudo sobre A Infância de Romeu e Julieta, substituta de Poliana Moça no SBT
Faustão entra na fila para transplante e tempo de espera por novo coração é revelado
SBT perdeu novelas para a Globo e está proibido de levá-las ao ar
O vídeo promocional destaca a diva mexicana Thalia apenas em uma montagem da novela Rosalinda (1999). Da mesma forma, Gaby Spanic, conhecida por interpretar as gêmeas Paulina e Paola Bracho em A Usurpadora, aparece apenas em uma cena da novela Se Nos Deixam (2021).
Até mesmo a clássica Rosa Selvagem (1987), primeira telenovela latina exibida pelo canal, foi lembrada, deixando as produções mais notáveis de fora.
A verdade é que o SBT perdeu os direitos de exibição de Marimar, Maria do Bairro e A Usurpadora. De acordo com informações do site TV História, a Globo adquiriu a exclusividade desses produtos, controlando sua janela de exibição através do catálogo da plataforma de streaming Globoplay.
Vale lembrar que as três novelas já foram exibidas pela Globo no Canal Viva, que recentemente inaugurou uma faixa dedicada a histórias mexicanas. Iniciada em 2022 com Marimar (1994), A Usurpadora (1998) e Maria do Bairro (1995), o canal atualmente apresenta Cair Em Tentação (2017), estrelado por Silvia Navarro.
Outra produção que já passou pelo canal pago da Globo foi Amar a Morte (2018), protagonizada por Angelique Boyer, outra estrela das novelas mexicanas do SBT.
Curiosamente, antes mesmo de perder os direitos, o SBT já estava há anos sem utilizar essas produções. Maria do Bairro não era transmitida desde 2015, quando teve uma exibição limitada a São Paulo. A Usurpadora não era exibida desde 2017, e Marimar já soma uma década sem integrar a programação do canal.