Sem medo, autor critica Globo: “Não é dos mais agradáveis” - Portal Overtube Sem medo, autor critica Globo: “Não é dos mais agradáveis” - Portal Overtube

Sem medo, autor critica Globo: “Não é dos mais agradáveis”

A logo da Globo (Imagem: Reprodução)

A logo da Globo (Imagem: Reprodução)

O autor Alcides Nogueira, conhecido por ter escrito novelas como Tempo de Amar e Força de um Desejo, concedeu uma entrevista ao canal Texto Brasil e fez algumas revelações a respeito do processo de escalação dos atores da Globo.

Em tom de crítica, ele explica que a imposição da emissora para alguns nomes vem atrapalhando a obra. “A escalação era feita pelo autor em conjunto com o diretor. Os dois se reuniam, escalavam, convidavam… falavam: ‘esse ator tem a cara de fulano ou essa personagem tem a cara de fulana’. Hoje não”, revelou ele.

Alcides também contou como funciona o processo atual de escalação. “É uma série de interesses da emissora, dos patrocinadores, disso e daquilo… há os contratos. Tudo isso. E às vezes você recebe um ‘kit’ que não é dos mais agradáveis”, disparou o novelista.

Novelista dá outros detalhes

O autor ainda diz que o roteirista não tem escolha e que ele precisa seguir a ordem do canal. “Você pega lá um personagem e você fala: ‘Meu Deus do céu! Não é o personagem que eu escrevi ou que eu quero escrever’. E é quase que uma imposição. Não chega a ser uma imposição porque é feita com muita delicadeza. Mas é uma imposição, sim. E que às vezes acaba surpreendendo pro bem ou pro mal”, disse.

“Agora, eu conheço muita gente que quer entrar, que tem talento, que tem carisma, tem tudo pra dar certo na TV e que esbarra porque tem que fazer teste no casting, tem que fazer isso, tem que fazer aquilo… E não é só na TV Globo, não. É em todas as emissoras. É uma coisa perniciosa”, diz.

Alcides Nogueira deve voltar ao ar com uma produção inspirada no livro A Intrusa. A sinopse foi entregue à Globo no final do ano passado e, ao menos por enquanto, não está na fila para ir ao ar.

Top