Talitha Morete pede a convidada negra para servir doces e é detonada na web

Thalita Morete pede para que convidada negra sirva cocadas no É de Casa

Thalita Morete pede para que convidada negra sirva cocadas no É de Casa

Talitha Morete, apresentadora do É de Casa na Globo, foi detonada na web após uma atitude com uma convidada. A apresentadora pediu para que uma convidada negra servisse os seus doces aos outros presentes no estúdio, levantando discussões sobre consciência racial nas redes sociais.

A apresentadora contou ao longo do programa que conheceu a convidada Silene enquanto fazia as unhas num salão de beleza. Silene é uma mulher negra que vende cocadas. Talitha então pediu para que ela fosse ao É de Casa mostrar o seu talento e reproduzir a receita das suas cocadas.

Mais tarde, quando as cocadas estavam prontas, Talitha se levantou, pegou uma bandeja com os doces e pediu para que Silene servisse aos demais que estavam ali.

“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa, vai servir todo mundo. Por favor, pode oferecer, que tá todo mundo querendo a sua cocada, tá, Silene?”, disse Talitha Morete, entregando a bandeja para a convidada.

Leia também:

Saiba para onde vai William Bonner após deixar o Jornal Nacional

Emílio Boechat detona novelas da Record e avalia situação de atores: ‘Humilhação’

Manoel Soares reage a atitude de Talitha Morete no É de Casa

Após a atitude de Talitha Morete, Silene – já com a bandeja em mãos – serviu o doce para a apresentadora, que abraçou a convidada. Em seguida, ela foi oferecer as cocadas para Manoel Soares.

Manoel, único apresentador negro do É de Casa, resolveu reagir ao que estava acontecendo no programa matinal da Globo.

“Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, reagiu o apresentador, pegando a bandeja para si.

A atitude de Manoel Soares foi bastante elogiada na web. “As sutilezas de quem tem consciência racial e consegue responder com delicadeza os desafios diários que temos que enfrentar. Manoel Soares, você me representa”, publicou um perfil no Twitter.

“O ‘Vai servir todo mundo’ no #EDeCasa na #globo é um dos momentos mais constrangedores, estruturalmente ‘normalizado’ e abertamente racista”, publicou outro internauta, criticando a atitude de Talitha Morete. “A tentativa da quebra da desordem inversa de valores criadas, só foi possível graças ao único negro ali presente, para além de dona Cilene”, continuou.

“O racismo nosso de cada dia ‘Vai Silene serve o pessoal’ muita palestrinha de combate ao racismo e pouca mudança de verdade. Até quando?”, escreveu outra internauta na rede social.

O É de Casa é exibido nas manhãs de sábado da Globo a partir das 06h50, de acordo com a programação oficial da emissora.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top