Audiência de Bom Sucesso despenca na reta final; veja - Portal Overtube Audiência de Bom Sucesso despenca na reta final; veja - Portal Overtube

Audiência de Bom Sucesso despenca na reta final; veja

Paloma (Grazi Massafera) em Bom Sucesso (Reprodução / TV Globo)

Paloma (Grazi Massafera) em Bom Sucesso (Reprodução / TV Globo)

Globo tem motivos para comemorar o sucesso de sua atual novela das sete. Bom Sucesso estreou em julho deste ano agradando aos telespectadores e fazendo a audiência da faixa, que já vinha crescendo com Verão 90, subir ainda mais.

Desde seus primeiros capítulos, a produção vinha recebendo diversos elogios por suas tramas, as boas interpretações e até a forma como os autores Rosane Svartman e Paulo Halm fazem a inclusão da literatura nos textos e diálogos, principalmente com o personagem Alberto (Antonio Fagundes).

O problema é que os números do folhetim foram caindo com o passar do tempo. O lançamento aconteceu no dia 29 de julho do ano passado e os primeiros dias renderam uma média de 30,42 pontos, um excelente resultado para o horário, acima de tudo para uma semana de estreia.

No mês seguinte, em agosto, a história protagonizada por Grazi Massafera, que vive a costureira Paloma, conseguiu manter uma excelente média e atingiu nada menos que 30,12 pontos. São números incríveis para os dias de hoje, acima de tudo se considerarmos que os sábados apresentam share mais baixo.

Em setembro e outubro, Bom Sucesso atingiu médias de 29,42 e 29,27 pontos, resultados que ainda agradam a Globo. A partir de novembro, no entanto, houve uma queda um pouco maior e a média na Grande São Paulo caiu para 28,19 pontos.

Telespectadores passaram a reclamar

Ficar acima dos 28 pontos em novembro não é um resultado ruim, pelo contrário. O problema é que as pessoas que acompanham a repercussão da novela nas redes sociais já perceberam que o público foi perdendo o entusiasmo com a trama.

Alguns núcleos começaram a incomodar, certos personagens tiveram mudanças drásticas e que não foram aprovadas por parte dos telespectadores. O resultado foi a pior média de audiência do folhetim: 26,95 pontos em dezembro.

É muito importante lembrar que dezembro é um mês difícil, que tem menos televisões ligadas e que é normal a audiência cair. Talvez o impacto da queda não fosse tão grande se a qualidade da história não começasse a ser questionada por parte dos telespectadores.

E alguns críticos também protestaram contra o andamento da novela, como é o caso da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.  “Delicada, sensível e cheia de referências ao melhor da literatura universal, Bom Sucesso começou muito bem e seguiu ótima. Até recentemente. Nos últimos tempos, anda irreconhecível”, afirmou.

No fritar dos ovos, a novela das sete termina com um saldo positivo, uma audiência em alta em comparação com as antecessoras e a aclamação de seu elenco e a história como um todo. É uma pena, no entanto, que os meses finais tenham decepcionado parte dos fãs da produção.

Bom Sucesso chega ao fim no próximo dia 24 de janeiro com a exibição de seu capítulo final. A substituta, Salve-se Quem Puder, estreia no dia 27.

Top