Denúncia de racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador acende alerta na Globo - Portal Overtube

Denúncia de racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador acende alerta na Globo

Globo vai lançar Nos Tempos do Imperador um ano depois do previsto (Divulgação: TV Globo)

Globo vai lançar Nos Tempos do Imperador um ano depois do previsto (Divulgação: TV Globo)

Uma denúncia de suposto racismo nos bastidores da novela Nos Tempos do Imperador acendeu um alerta na TV Globo. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (03) pela colunista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.

Com a novela Nos Tempos do Imperador chegando ao fim nesta sexta-feira (04), a notícia vem como uma bomba. Segundo a colunista, o departamento de compliance da emissora teria recebido uma denúncia de suposto racismo contra artistas negros da novela.

A coluna adiantou que a reclamação aponta que os artistas negros que trabalharam em Nos Tempos do Imperador receberam tratamento diferente dos artistas brancos nas gravações do folhetim das seis.

A coluna do jornal Folha de S. Paulo procurou a Globo, que afirmou não comentar as investigações relacionadas ao departamento de compliance. Essa área é responsável pela garantia de leis e condutas sejam cumpridas.

A Globo informou ainda a publicação que tem um código de ética e que qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho está proibido e sujeito a demissão da emissora.

“Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”, disse a Globo em nota ao jornal.

Nos Tempos do Imperador foi criticada no início da trama

Quando estreou em agosto de 2021 na Globo, a novela Nos Tempos do Imperador sofreu duras críticas do público e profissionais da área por romantizar a escravidão. Além disso, apresentava vários erros relacionados aos fatos reais, o que levou até a emissora retomar as gravações para realizar algumas correções.

Thereza Falcão, uma das autoras da trama, chegou a se desculpar por uma cena em que a mocinha da trama diz ter sofrido preconceito por ser branca, o que é conhecido por racismo reverso. Posteriormente, a Globo contratou consultores para realizar uma revisão histórica e apontar os erros e falhas no texto.


Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top