
04/06/2004 - Entrevista com Gilberto Braga, autor da novela "Celebridade", no Arpoador. Foto de Márcio Mercante / Ag. O Dia
Gilberto Braga, autor da novela das nove da Globo, Babilônia, declarou que não vai abandonar a trama e nem vai se desculpar com os paulistas por acusá-los pelo imenso fracasso da novela. Gilberto Braga declarou em entrevista polêmica ao jornal O Globo, veiculada no último domingo (31) que Babilônia vai muito bem em outros estados, mas a audiência em São Paulo está sendo um problema porque “paulistas são esquisitos“.
Em entrevista ao site Notícias da TV, Gilberto Braga negou que a entrevista tenha tido má repercussão e também afastou boatos de que deixaria a autoria da trama das nove. “Não me arrependo de nada, a repercussão da entrevista foi excelente“, declarou o autor.
Apesar de negar a má repercussão da entrevista, o Notícias da TV afirma que as declarações de Gilberto criaram mal-estar em vários setores da Globo. Na entrevista, Gilberto chegou a dizer que a sinopse de Babilônia chegou a circular um ano no setor encarregado pela teledramaturgia da emissora e o autor nunca recebeu um feedback. Apenas depois da novela no ar é que o autor teria sido avisado que a trama de Sophie Charlotte como garota de programa deveria ser cortada para evitar rejeição.
A afirmação foi negada pela Globo que diz ter um extenso relatório analisando a trama e propondo mudanças para evitar rejeição. Apsar do desconforto, ninguém chegou a pedir o afastamento de Gilberto, devido a importância do autor dentro da emissora e na teledramaturgia nacional.