Alcides será castrado em Pantanal? Saiba como será a polêmica cena

Juliano Cazarré na novela Pantanal

Juliano Cazarré na novela Pantanal

A novela Pantanal caminha para sua reta final. Prevista para chegar ao fim em agosto, alguns desdobramentos bastante esperados pelo público estão prestes a acontecer. É o caso da cena em que Alcides (Juliano Cazarré) é castrado por Tenório (Murilo Benício) após o vilão descobrir o caso do peão com sua esposa, Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

Na versão original de Pantanal, exibida em 1992 pela Manchete, o ator Ângelo Antônio interpretava o Alcides. Em entrevista, ele falou sobre como foi gravar a cena em que Tenório castra Alcides para se vingar da traição de Maria Bruaca.

“Foi assustador. A gente não acreditava [que ia fazer a cena]. Lembro de ser um momento de muita surpresa e impacto. Imagina isso no ar naquela época?”, relembrou.

Em seguida, ele deu detalhes das gravações: “O ápice dessas sequências foi, naturalmente, a cena da castração. Muito sangue, muita cara feia de dor e pavor. Todos os elementos necessários para fazer parecer real –mesmo sem mostrar o fato consumado”.

Antes da novela ir ao ar, já existia uma expectativa sobre a cena, principalmente por parte de Juliano Cazarré, que dá vida ao Alcides.

“Estou curioso para saber se vai acontecer. Já li até o capítulo 150 e ainda não veio o capítulo da castração, mas também estou curioso. Pelo que já saiu [na imprensa], essa cena vai acontecer, sim, mas ainda não gravei”, disse o ator na coletiva de imprensa antes da estreia da novela na Globo.

No entanto, com a novela Pantanal já na reta final, a cena da castração de Alcides foi finalmente gravada e os detalhes de como será o polêmico momento foram revelados.

Leia também:

Fátima Bernardes no Roda Viva é questionada se vota em Lula ou Bolsonaro; veja a resposta

Eleições 2022: Lula e Bolsonaro deixam Globo a ver navios e boicotam entrevistas

Como será a castração de Alcides em Pantanal

Nos próximos capítulos da novela Pantanal irá ao ar a famosa e polêmica cena da castração de Alcides. Tudo começará quando Bruaca decide partir para o Paraná com Alcides, mas antes ela decide voltar na sua casa para dar adeus a Guta (Julia Dalavia).

Antes de ir embora, Bruaca e Alcides decidem dar um último adeus ao local que marcou o romance entre os dois tendo uma última relação íntima no quartinho. Contudo, Tenório – que havia ido a Campo Grande – volta mais cedo para pegar o casal no flagra e se vingar. Ao pegar os dois no ato, o grileiro os sequestra e os leva para uma tapera abandonada.

No local, Alcides mandará Bruaca soltar o cabelo e diz que irá transar com ela na frente de Alcides. Enquanto ela implora para não ser estuprada, Alcides chamará Tenório de corno, o revoltando.

Leia também:

Guilherme de Pádua revela que desconhecia série sobre assassinato de Daniella Perez

Jornal Nacional divulgará nova pesquisa Datafolha para Presidente; saiba quando

Globo troca violência gratuita por terror psicológico

Na cena em que irá ao ar a fatídica castração de Alcides na novela Pantanal, a Globo resolveu trocar a violência gratuita e explícita pelo terror psicológico. Nada será mostrado explicitamente, mas deixará nas entrelinhas o que está acontecendo.

Após ser chamado de corno por Alcides, Tenório arrastará o peão para um quarto e promete que vai capá-lo para que ele se acalme. Bruaca gritará pedindo para que o grileiro não mate Alcides. Ela ainda dirá que ama o peão, arrancando risos nervosos do vilão, que garante para a dona de casa que fará algo pior do que a morte para Alcides.

Em seguida, ele entra no quarto, fecha a porta e tranca com a chave. Bruaca vai se arrastando até a porta e espia o que se passa lá dentro pelos espaços abertos da estrutura de madeira. Com pouca visão e ouvindo apenas os sons do que se passa dentro do quarto, Bruaca e o público logo entenderão o que se passa no local.

“A medida que a câmera se afasta, seus gritos vão se dissipando até só se ouvir os sons da boca da noite. O que se passa naquela tapera, talvez, nós nunca iremos saber”, escreveu o autor Bruno Luperi no roteiro entregue aos autores e divulgado pelo site Notícias da TV.

No fim da cena, Tenório abre a porta e se despede de Bruaca, mandando ela recolher o que sobrou do seu homem, já que a partir de então ele não servirá para certas coisas. Enquanto Bruaca surge desesperada, Alcides está imóvel, sentindo dor e vergonha.

A novela Pantanal vai ao ar de segunda a sábado após o Jornal Nacional, de acordo com a programação oficial da Globo.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top