Resumo Semanal: “A Dona” – 28/09/2015 a 03/10/2015 - Portal Overtube Resumo Semanal: “A Dona” – 28/09/2015 a 03/10/2015 - Portal Overtube

Resumo Semanal: “A Dona” – 28/09/2015 a 03/10/2015

A DONA

Segunda-feira, 28 de setembro – Capítulo 31

Benita se zanga ao ouvir Ivana falar mal de Valentina e a adverte que uma palavra mais e ela mesma lhe calará a boca. Isabel se surpreende e pergunta a Benita como ela pode descer ao nível de Ivana e a aconselha a ser mais prudente e menos passional. Ivana fala ao telefone com Horácio, mas faz Valentina crer que é com José Miguel. Frederico diz a José Miguel que não tema por sua enfermidade. Ele continua o confortando e diz que está pronto e em paz para morrer, que só teme por sua esposa, e pede que jamais a abandone. Sandra reclama com seu pai sobre o término de sua relação com Horácio. Ele a responde que a relação era um capricho e que ela deve pensar com calma se realmente ama Horácio. Se concluir que sim, deve lutar por ele. Valentina, furiosa, vai tirar satisfações com José Miguel por estar “roubando” seus trabalhadores. José Miguel responde que os trabalhadores estão indo por eles mesmos, e que ele não tem culpa alguma nisso. Em seguida sorri, sarcástico, e Valentina o assegura que ela mesma vai tratar de tirar esse sorriso do rosto dele. Benita diz a Isabel o quanto gostaria que Valentina e José Miguel se acertassem. Sandra encontra Ivana saindo do quarto de Horácio e exige uma explicação. Astuta, Ivana diz que só foi pedir um conselho, pois acaba de terminar com José Miguel. Isabel diz a Ivana que se talvez ela tivesse contato tudo que houve entre ela e Alonso, Valentina teria terminado o relacionamento antes de chegar ao casamento. Valentina chega nesse momento e exige que elas contem o que aconteceu entre Ivana e Alonso.

Terça-feira, 29 de setembro – Capítulo 32

Isabel diz a Valentina que dias antes de seu casamento surpreendeu Alonso e Ivana se beijando, porém ele o fazia a força. Ivana diz a Valentina que só não a disse antes porque se o tivesse feito ela não teria acreditado, já que estava cega de amor. Valentina diz que era obrigação delas dizer algo tão grave, independente de ela acreditar ou não. Valentina diz a Benita que está triste por não poder confiar nem nas pessoas de sua família, as quais ama, e que agora, como nunca, dúvida do amor que Isabel e Ivana dizem sentir por ela. Benita diz a Valentina que pra ela não importa o quão fria e grosseira seja, sempre seguirá a amando como uma filha. José Miguel repreende sua mãe ao vê-la expulsando Jesus da casa grande. Ela responde que ele e seus amigos podem roubar suas coisas, e que jamais permitirá que eles tenham livre acesso a casa. Ivana procura Valentina para pedir lhe perdão. Ela diz que jamais quis magoá-la e que nunca se relacionaria com um homem comprometido com alguém de sua família, a quem ama, e se Valentina não acreditar nela, naquele mesmo momento vai embora da fazenda. Valentina responde que duvida muito que Alonso tenha a beijado a força e, quanto a ir embora da fazenda, que Ivana faça o que achar mais conveniente. Ivana fica furiosa, pois pensava que Valentina a deixaria na fazenda. Horário diz a Ivana que está na hora de se assumirem como namorados para o povoado, Ivana responde que não é o momento e que devem esperar um pouco mais. Benita surpreende Ivana e Horácio. Ivana diz que estava indo conversar com Valentina sobre o mal entendido que tiveram. Benita diz que admira muito a habilidade de Ivana em se safar de tudo, e sempre parecer como a vítima de qualquer situação. Valentina diz a Isabel que agora entende porque Ivana é sua filha, e que se sente uma tola pois todo o tempo esteve com o inimigo dentro de sua própria casa sem se dar conta. Valentina beija Benita na bochecha e a diz que isso não a autoriza a tratar de “Tininha” outra vez. José Miguel diz a Frederico que seria melhor voltarem para a capital. Ele o responde que deseja morrer na fazenda. Sabino diz a José Miguel que tem certeza que a cerca que levantaram para separar as fazendas “Os Caracóis” e “Montesinos” foi derrubada a mando de Valentina.

Quarta-feira, 30 de setembro – Capítulo 33

Isabel diz a Valentina que está confusa e que vai pensar na proposta de Ernesto. Ivana chega a fazenda “Montesinos” e, muito alegre, vai cumprimentar Leonor. Depois, vê Jesus e tenta beijá-lo, mas o menino se esquiva. Leonor diz a Ivana que percebeu que José Miguel a tratou com muita frieza. Ivana responde que acredita não representar nada para José. Valentina sai para passear a cavalo e Rodrigo se oferece para acompanhá-la, pois José Miguel poderia incomodá-la e uma mulher apaixonada é capaz de fazer muitas bobagens. Valentina se zanga e diz que se José Miguel pretende ou quer algo com ela, não é assunto dele. Enriqueta diz a Sandra que Moises está pensando seriamente em mandá-la para fora do país. Ela responde que não havia pensando nisso, mas que não deixa de ser uma boa idéia, pois só assim será capaz de esquecer Horácio. Rodrigo diz a Filadelfo que está preocupado com Valentina, pois ela está demorando a voltar. Filadelfo responde que acredita que a patroa saiba se cuidar muito bem. Rodrigo diz que teve um mal pressentimento em relação a Valentina. Valentina e José Miguel são surpreendidos por uma forte chuva e se refugiam em uma cabana. José Miguel diz a Valentina que vai a essa cabana desde que era criança. Valentina percebe que José Miguel está sangrando e se oferece para ajudá-lo. José Miguel tira a camisa para estancar o sangue e, num impasse de Valentina, eles se beijam. Valentina diz a Benita que tem medo de se apaixonar por José Miguel porque não seria capaz de se reerguer uma vez mais. Outro motivo pela não permissão desse “sentimento” é que Ivana está apaixonada por ele. Benita recomenda que Valentina deveria antes tentar saber os sentimentos de José. Benita pergunta a Ivana se o boato que corre o povoado de que ela e José Miguel são namorados é verdade. Ivana responde que é apenas um rumor, mas que José Miguel a fascina e um dia ela conseguirá conquistá-lo. Valentina rapidamente o rejeita e diz que isso não pode ocorrer entre eles. Leonor diz a José Miguel que Ivana a ajudou a decorar seu quarto. Ríspido, ele diz que gostou muito da decoração, mas que agora deseja ficar sozinho. Valentina, chorando, diz a Benita que tem medo de se apaixonar por José Miguel.

Quinta-feira, 1 de outubro – Capítulo 34

Benita pergunta a Ivana o que ela faria se José Miguel estivesse interessado em outra. Furiosa, Ivana deixa claro que ele será dela e nenhuma outra o tirará. Benita diz que Ivana fala como se alguma vez no passado já lhe tivessem tirado alguém. Maria da Luz diz a Rodrigo que ele faria um favor se deixasse Cristina em paz. Rodrigo diz que não o fará e que gosta de ter muitas mulheres, mas que poderia diminuir a lista se Valentina aceitasse ficar com ele. Maria da Luz diz que a patroa jamais olharia para ele dessa forma. Alonso se apresenta para o Delegado Toledo e conta os seus motivos para deixar o país, deixando claro que não há relação com a morte de Oscar. Sandra diz a seu pai que gostaria de viver no exterior para aprender um novo idioma. Moises diz que no começo ela pode se assustar, mais será uma experiência riquissíma sua vivência fora do País. José Miguel diz a Valentina que a ama e que não a deixará por ninguém. Eles se beijam enquanto Ivana, furiosa, os observa ao longe. Valentina diz a José Miguel que o beijo foi apenas para demonstrar que ele não significa nada para ela. Valentina retoma o assunto de seu interesse pela compra da fazenda “Montesinos”. José Miguel desconversa e diz que sabe que ela sente algo por ele. Sandra observa Horácio vindo em sua direção e beija Felipe. Valentina visita a cabana de José Miguel e lá encontra Jesus. O menino diz que seu patrão a ama muito. Filadelfo conta a Rodrigo que José Miguel visitou Valentina e que Ivana os viu juntos. Pela cara de Ivana, ele crê que enfim a “víbora” se acertou com José.

Sexta-feira, 2 de outubro – Capítulo 35

Furioso, Rodrigo responde que jamais permitirá que Valentina se acerte com José Miguel, pois ela precisa de um homem como ele. Ivana pergunta a José o porquê de ele a estar tratando com tanta frieza. Ele se desculpa e tenta se retirar, mas Ivana diz que está muito preocupada porque sabe que Valentina jamais pode esquecer Alonso. Ela diz que já viu a prima chorar diversas vezes segurando uma foto de seu ex-noivo. José Miguel fica pensativo. Valentina, muito contente, mostra a Ernesto o lugar onde pensa em construir uma escola para os filhos dos trabalhadores de sua fazenda e também das fazendas vizinhas. Ernesto diz que não sabe o motivo, mas tem sentido que Valentina recuperou a doçura de tempos mais felizes. José Miguel, zangado, diz a Jesus que sabe que ele tem fugido da escola. Ele diz que não o levará a força, mas se ele voltar a fazer isso, deixarão de ser amigos. Isabel diz a Ernesto que gosta muito dele, mas não o ama para que se torne sua esposa. Maria da Luz percebe que Rodrigo bateu em Cristina e, furiosa, pede que ela o denuncie a polícia. Cristina responde que não pode fazer isso, pois espera um filho dele. Ivana diz a Rodrigo que ama José Miguel na mesma proporção que odeia Valentina Então, ela pede que ele tente deixar o seu “caminho” livre, conquistando Valentina. Rodrigo responde que a dona não é mulher para ele, e ele sabe disso, mas que tampouco ela será para José Miguel. Valentina questiona Ivana por seu suposto amor por José Miguel e de suas saídas com Horácio. Ivana, astuta, diz que Horácio está obcecado por ela desde que a conheceu e que, como não sabe deixar claro que não tem interesse nenhum nele, está tentando fazê-lo ver que entre eles a amizade é muito mais forte que qualquer outra coisa.

 

Top