Karola (Deborah Secco) em Segundo Sol
Em Segundo Sol, Karola (Deborah Secco) visitará Severo (Odilon Wagner) para que ele explique sobre seu passado. Além disso, a dondoca pressionará seu pai para que ele diga onde Laureta (Adriana Esteves) está se escondendo. Severo revelará que a cafetina está escondida em uma casa em Itaparica. A filha fará uma visita surpresa para sua mãe.
“Então é aqui sua nova casa, mamãezinha?” dirá Karola ao pegar Laureta de surpresa. A cafetina assustada responderá: “O que é que você tá dizendo, Karola, tá surtada”. Karola continuará: “Mamãezinha? Claudia é o seu nome agora, não é, a mulher fina, recém chegada em Itaparica! O motorista do táxi me contou, eles sabem de tudo que acontece nessa ilha… só não sabem ainda que eu sou sua filha”.
Laureta perguntará: “Quem andou lhe inventando coisas? Aquela velha maluca? Ah, você voltou no convento! Aquela freira tá gagá… Como você me descobriu aqui?”. Karola responderá: “Papai Severo Athayde me deu seu paradeiro”. A cafetina tentará acalmar a filha e dizer que fizeram veneno contra ela, mas Karola estará muito nervosa e vai querer que sua mãe conte tudo sobre seu passado.
“Chega! Não adianta negar! Você é minha mãe!! O pior de tudo é isso, eu sou sua filha… parece uma comédia mas é uma tragédia, mamãezinha”, exclamará Karola. Laureta ficará sem reação. A filha começará a falar tudo o que passou: “Me levou pra sua casa como se tivesse me fazendo um grande favor, me prostituiu, fez de sua própria filha uma quenga… eu podia ter tido irmãos, morar numa bela mansão”. A mãe revelará: “Severo não lhe quis!!”.
Karola rebaterá: “Você não me quis! Você não me amava! Só me tirou daquele convento porque eu passei a ser um bom negócio pra você”. Laureta se defenderá: “Será que você não vê que acabei lhe fazendo um bem? Severo nunca prestou, tanto que deu no que deu, tá arruinado… a família Athayde nunca valeu nada!”
A filha dirá: “Ah, claro, eu tava muito melhor do que eles, órfã, solitária, infeliz, depois prostituída… realmente você me salvou de ser uma Athayde! Você fez o melhor que podia por mim, pode ficar com sua consciência tranquila, mamãezinha querida”. “Você como sempre se vitimizando, fazendo drama”, falará Laureta.
Karola perderá a paciência e pegar um canivete do bolso. Ela partirá para cima de Laureta e colocará o canivete no pescoço de sua mãe e ameaçará: “Cala a boca!!! Eu devia te matar, é isso que você merece, desgraçada!”