Tudo sobre A Favorita: história, vilã, quem fala a verdade e final

Patrícia Pillar e Claudia Raia em A Favorita (Imagem: Reprodução/TV Globo)

Patrícia Pillar e Claudia Raia em A Favorita (Imagem: Reprodução/TV Globo)

A Favorita está de volta a Globo pelo Vale a Pena Ver de Novo. A trama de 2008 foi um dos grandes sucessos do autor João Emanuel Carneiro no horário nobre da emissora. O folhetim, estrelado por Claudia Raia e Patricia Pillar, abriu portas para que o novelista lançasse outros sucessos como “Avenida Brasil”.

Que horas começa A Favorita na Globo?

A novela A Favorita vai ao ar após a Sessão da Tarde no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo. Na sua primeira semana de exibição, no entanto, dividiu a faixa com os últimos capítulos da sua antecessora, a novela O Clone.

Qual a história da novela A Favorita?

A Favorita conta a história de Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia). As duas foram as parceiras Faísca e Espoleta, uma dupla sertaneja de sucesso. Elas conviveram como irmãs, mas aos poucos o carinho que uma sentia pela outra foi se transformando em ódio, principalmente quando Flora é presa acusada de matar Marcelo (Flavio Tolezani), que era casado de Donatela.

Quando A Favorita começa, Flora está saindo da prisão e pronta para provar sua inocência. Segundo Flora, foi Donatela que matou o marido para ficar com seu dinheiro e para isso, teve de acusar Flora para se manter impune.

Já Donatela afirma que viu Flora matar o marido. Ela diz ainda que a ex-amiga faz de tudo para afastá-la de Lara – sua filha e quem Donatela adotou após a prisão da mãe da jovem.

Ao longo do folhetim, Flora consegue angariar aliados como Dodi (Murilo Benício), que é seu ex-marido e que atualmente está com Donatela. Pronta para virar a chave da vingança, a grande revelação da trama só acontece no capítulo 60 da exibição original de A Favorita na Globo.

O texto a seguir contém spoilers sobre a novela.

Quem é a vilã de A Favorita?

A verdadeira vilã de A Favorita é Flora. A revelação acontece no capítulo 60 da exibição original, quando Flora confirma que foi realmente ela quem matou Marcelo. Por ressentimento, ela não aceita ter sido culpada e busca vingança tentando colocar a culpa pelo crime em Donatela.

Em entrevista recente, a atriz Patricia Pilar revelou que uma das motivações de Flora foi o ciúmes por ter de dividir a atenção dos pais com Donatela. A menina, que era sua vizinha, chegou na família após ser adotada pelos pais da criminosa.

Quem fala a verdade em A Favorita?

Ao longo da novela A Favorita, o roteiro de João Emanuel Carneiro e seus colaboradores deixam o público em dúvida sobre quem fala a verdade na novela – Flora ou Donatela?

No meio da trama é revelado que Donatela falava a verdade durante todo o tempo e Flora é a verdadeira vilã, assassina de Marcelo.

Final da novela

A revelação de que Flora é a verdadeira vilã de A Favorita vem também com o assassinato de Salvatore (Walmor Chagas). Após matá-lo, Flora consegue colocar a culpa em Donatela que é presa e come o pão que o diabo amassou na cadeia. Da sua prisão até o final da novela, a personagem de Claudia Raia luta contra o tempo para provar sua inocência e tirar a máscara da verdadeira vilã.

Elenco

A Favorita foi protagonizada por Claudia Raia e Patricia Pilar, mas contou ainda com grandes nomes como Murilo Benício, Mariana Ximenes, Carmo Dalla Vecchia, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cauã Reymond, José Mayer, Claudia Ohana, Selma Egrei, Malvino Salvador, Taís Araujo, Lilia Cabral, Jackson Antunes, Ary Fontoura, Clarice Falcão, Iran Malfitano, Giulia Gam, Bento Ribeiro, Helena Ranaldi e o então estreante Alexandre Nero.

Quem já morreu do elenco de A Favorita?

Infelizmente, alguns artistas da novela A Favorita já morreram. Um deles foi Tarcísio Meira, vítima da pandemia da Covid-19, em agosto de 2021 – confira aqui outros atores de A Favorita que já morreram.

Paulo Victor
Professor e entusiasta da sétima arte, atua na internet há mais de dez anos produzindo conteúdo sobre séries e cinema, aprecia a dramaturgia para as diferentes telas.
Top