"Heróis da Guitarra Brasileira" traz farta pesquisa de músicos brasileiros - Portal Overtube "Heróis da Guitarra Brasileira" traz farta pesquisa de músicos brasileiros - Portal Overtube
Você está lendo
Página inicial > Outros > Literatura > “Heróis da Guitarra Brasileira” traz farta pesquisa de músicos brasileiros

“Heróis da Guitarra Brasileira” traz farta pesquisa de músicos brasileiros

O livro dos jornalistas Leandro Souto Maior e Ricardo Schott, Heróis da Guitarra Brasileira, é o resultado de uma pesquisa intensa sobre os músicos brasileiros do instrumento mais adorado pelos roqueiros do mundo todo. Os autores conversaram pessoalmente, por email e por telefone com uma série de guitarristas para colherem material para o livro.

São 80 guitarristas selecionados pela dupla, e cada um deles teve um perfil editado com algo de suas histórias e seus instrumentos no volume. Ao todo, em torno de 100 são citados. Na semana passada, os autores estiveram em São Paulo para fazerem o lançamento do livro.

Alguns nomes, que talvez não seja conhecido do grande público, constam no livro. Isso porque Ricardo e Leandro não se preocuparam com guitarristas líderes de banda como se pode imaginar, e sim com a história do musico com o seu instrumento. O que nos remete a instrumentistas que estiveram nos melhores palcos e com os melhores profissionais durante a sua carreira. É o caso de Hélio Delmiro, que gravou com Elis Regina e Clara Nunes. Augusto Licks, ex guitarrista dos Engenheiros do Hawaii aceitou ser citado mas se recusou a dar entrevista, e os autores foram buscar dados em entrevistas da extinta banda. Muitos dos pesquisados foram assim, outros estiveram pessoalmente com eles. Os autores também destacam um disco de cada guitarrista. Dentre os heróis, podemos destacar os nomes de Pepeu Gomes, Toninho Horta, Celso Blues Boy, Herbert Vianna, Roberto de Carvalho, Victor Biglionem, Lulu Santos, Armandinho, Sérgio Dias, Claudio Venturini, Adreas Kisser, Ricardo Silveira, Davi Moraes, Edgar Scandurra, Robertinho do Recife, Mozart Mello, Roberto Frejat, Heraldo de Monte e Faíska.

Os autores destacam que o volume trata-se de uma homenagem aos guitarristas brasileiros. O livro é lançado pela Editora  Irmãos Vitale, custa em torno de 45 reais e já está disponibilizado pelas livrarias em suas lojas e sites.

Top