Livro "Geografia da Música Carioca" é lançado no Rio de Janeiro - Portal Overtube Livro "Geografia da Música Carioca" é lançado no Rio de Janeiro - Portal Overtube

Livro “Geografia da Música Carioca” é lançado no Rio de Janeiro

Do produtor musical João Carino e do pesquisador Diogo Cunha, Geografia da Música Carioca, será lançado em 5 de Fevereiro, na livraria Travessa de Botafogo. O livro vai fazer uma verdadeira turnê pela música carioca, desde os chorinhos até o atual funk. O volume é muito rico em fotos, trazendo material raro, e muitas delas são inéditas. Mas também surpreende nas suas narrativas, trazendo curiosidades e desmistificando uma série de clichês e apresentando fatos interessantes.

Um deles desmente a informação de que a gênese do samba seria africana; os autores não a negam, mas advertem que é muito mais uma herança indígena, daqui mesmo, que do misterioso continente. O livro ainda desmente que Pelo Telefone não seria o primeiro samba, como hoje é aceito. O livro, que começa ao som dos índios dançando e batendo tambor, passa por maxixes, marchinhas, bossa nova, rock e desce até o rebolado sensual do baile funk. Apresenta história de várias canções, intérpretes e compositores como Carmem Miranda, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Pixinguinha entre tantos outros. Trata-se de um volume rico e importante para contribuir na história da música popular brasileira.

O volume de 314 páginas vai custar em torno de 34,00.

Top