Resumo Semanal: Novela “A Dona” – 15/07/2019 a 19/07/2019 - Portal Overtube Resumo Semanal: Novela “A Dona” – 15/07/2019 a 19/07/2019 - Portal Overtube

Resumo Semanal: Novela “A Dona” – 15/07/2019 a 19/07/2019

Resumo da novela A Dona, do SBT (Foto: Divulgação)

Resumo da novela A Dona, do SBT (Foto: Divulgação)

segunda-feira, 15 de julho em A Dona – Alonso descobre que Ivana está roubando dinheiro de Valentina. Ela se surpreende ao ser descoberta e tenta seduzi-lo. Depois diz que vasculhava as coisas de Valentina em busca de uma peça de roupa. Alonso caçoa dizendo que não acredita que no cofre do quarto de Valentina, Ivana possa encontrar roupas, e afirma que ela está roubando dinheiro de Valentina para manter José Miguel. Ivana, astuta, diz que o que está fazendo é assegurar se que José e Valentina não se reconciliem, e isso também o interessa. Ivana entrega uma grande quantia em dinheiro para Célia junto a um valioso relógio do pai de Valentina.

Ernesto diz a Valentina que descobriu que Rodrigo cobrava comissão de vários prestadores de serviço da fazenda “Os Caracóis”. Valentina é aconselhada a processá-lo, mas responde que tudo que deseja é que Rodrigo vá embora pra sempre de suas terras. Maria da Luz insiste com Cristina para que leve a roupa suja de sangue de Rodrigo para o delegado. Cristina responde que Rodrigo é muito perigoso e que se ele descobre da existência dessa roupa, pode lhe fazer muito mal. Felipe diz ao Padre que ainda não deseja se casar com Sandra por achar muito cedo para tomar tal decisão.

Alonso diz a Valentina que se permitiu que ele ficasse em sua casa, é porque ainda sente algo por ele Neste momento José Miguel chega e diz que é claro que Valentina segue amando Alonso. Ele felicita Alonso e diz que nunca mais voltará a interferir na vida dele e de Valentina. Valentina tenta explicar, mas José Miguel não permite. Valentina então diz a Alonso que o odeia profundamente. Ivana diz a José Miguel que não quer machucá-lo e deseja muito estar a seu lado. José Miguel a diz que não a ama e nunca a amará.

capitulo 077, terça-feira, 16 de julho – Alonso insiste em esclarecer a Valentina os motivos que o “obrigaram” a deixá-la plantada no altar. Ele diz que foi por assuntos do passado que já foram resolvidos. Ele diz que falaria a José Miguel que entre ele e Valentina não há nada mas seu ciúme não permitiu. Ainda diz que quer lutar pelo amor de Valentina de forma limpa. Valentina furiosa diz que não existe a menor possibilidade entre eles, e que trate de se recuperar logo para ir embora de uma vez, pois seria ótimo nunca mais voltar a vê-lo. Rodrigo faz Cristina acreditar que é um homem mudado, a diz que todo o tempo que esteve longe dela, pode perceber o quanto a ama, e ela o faz falta, e completa pedindo que ela volte pra ele.

Valentina percebe que está faltando dinheiro em seu cofre e pergunta a Benita e Maria da Luz se alguma delas foi quem pegou a quantia. Maria da Luz, assustada, responde que não pegou nada. Valentina diz que acredita pois confia nela e em Benita. Gabriela diz que está quase certa que foi Alonso quem pegou o dinheiro. Ivana diz a José Miguel que para esquecer Valentina deve passar a ignorar a moça e se dar conta que ela não é a única mulher que o faria feliz. José responde que Valentina é a única mulher a quem ama.

Rodrigo sacode violentamente Maria da Luz e a adverte que caso siga se metendo em suas coisas, pode acontecer algo com ela. Valentina vê a cena e o despede, dizendo que tem motivos suficientes para fazê-lo, e que irá pagá-lo conforme a lei. Rodrigo diz que não o importa os processos legais, que só deseja estar ao lado dela, e que a ama. Valentina então responde que esse é outro motivo pelo qual ele deve ir embora de uma vez por todas. Sandra se zanga com Felipe por ele não desejar se casar. Ele responde que infelizmente ainda sente algo por Ivana. Felipe diz a Valentina que José Miguel e Ivana decidiram se casar.

capitulo 078, quarta-feira, 17 de julho – Valentina, ordena a que Benita queime a camisa e as fotos que guarda de José Miguel. Ela acaba se dando conta do desaparecimento do relógio que era de seu pai. Ivana, querendo causar intriga, diz a José Miguel que presenciou Rodrigo e Alonso aos socos por causa de Valentina, e que isso parece tê-la agradado muito. Ivana finaliza dizendo que assim são as mulheres ricas, diferentemente dela, que é só ternura em seu coração. Ernesto entrega o acerto de contas a Rodrigo e este, furioso, garante a Maria da Luz que o pagará, e que se ela dizer que foi violentada por ele, Cristina sofrerá um acidente. José Miguel descobre através de Moises que Célia esteve no povoado. Após isso ele exige uma explicação de Leonor, que se nega a dizer ao filho o que sabe.

Ivana insiste em pedir a José Miguel que lhe dê uma oportunidade e aceite o seu amor. Alonso faz o mesmo com Valentina. Maria da Luz diz a Cristina que Valentina mandou Rodrigo embora por sua culpa, e que seguramente ele está procurando uma maneira de cobrar essa dívida. Ela diz a mãe que a única maneira de evitar isso é entregar de uma vez a roupa suja de sangue ao delegado, pois Rodrigo nunca se arrependeu de nada. Cristina diz que ela sim acredita no arrependimento de Rodrigo, e que pensa seriamente em voltar com ele. Rodrigo se enfurece quando Filadelfo o diz que foi nomeado o novo capataz da fazenda pela própria Valentina.

José Miguel diz a Horácio que irá atrás de Célia para que ela mesma o diga que foi fazer no povoado e a quem foi ver. Gabriela diz a Valentina que Horácio a deixou plantada, e que está cansada de ser colocada sempre em segundo plano, primeiramente por Felipe e agora por Horácio. Valentina a sugere que não confie nos homens, assim como ela faz. Gabriela então responde que o que aconteceu entre a amiga e José Miguel foi uma série de maus entendidos que ela nunca quis resolver, mas que está certa que José segue a amando. Valentina, irônica, diz que ele a ama tanto que irá se casar com Ivana.

capitulo 079, quinta-feira, 18 de julho – Ivana se surpreende ao ver José Miguel com uma mala. Ele a diz que viajará para resolver alguns assuntos pessoais, inclusive problemas do passado, pois só assim poderá viver inteiramente seu presente e almejar um bom futuro. Enriqueta se queixa com Leonor que Sandra está muito rebelde desde que o Padre Ventura ameaçou casá-la com Felipe. Leonor sugere a Enriqueta que finja que aceita essa relação, pois os filhos têm a tendência de querer desafiar os pais. Sandra pede ao Padre Ventura que convença Felipe para que eles se casem o mais rápido possível. Rodrigo insiste para que Valentina o aceite novamente como capataz, argumentando que Filadelfo não tem experiência.

Valentina o responde que ainda que a fazenda se desfaça aos pedaços, ele não volta mais a trabalhar nela. Valentina diz a Sabino que sabe que ele tem a pior opinião dela, e espera sinceramente que algum dia tudo possa se esclarecer. Depois, lhe dá dinheiro para a reconstrução de sua cabana. Gabriela pede a Horácio uma explicação por tê-la deixado plantada. Ele responde que não pode ir vê-la, pois estava deprimido pela rejeição de outra mulher. Gabriela diz que talvez esteja condenada a se interessar pelos homens que Ivana despreza. Ela diz que ainda que não tenha a beleza e a ousadia de Ivana, tem algo que a “rival” jamais terá: dignidade.

Alonso confessa a Valentina que Brenda foi sua namorada, Santiaguinho é seu filho e que no dia de seu casamento com Valentina, ela ameaçou ir à igreja com o menino. Valentina o interrompe e diz que ter um filho não é nenhuma vergonha, e que o erro de Alonso foi, desde o princípio, não tê-la contado toda a verdade. Leonor diz a Ivana que precisam fazer algo urgente para obrigar José Miguel a voltar sem que tenha conversado com Célia. Elas pensam em culpar Valentina por algo grave. Teresa escuta e diz tudo a Sabino. Este adverte a Leonor que dirá a José Miguel o que ela está pensando fazer para obrigar a volta imediata de José Miguel.

capitulo 080, sexta-feira, 19 de julho – Leonor diz a Ivana que ela precisa ir atrás de José Miguel e assim evitar que ele venda a sua casa na capital, e principalmente, que consiga achar e falar com Célia. Sandra diz a Enriqueta que ela já pode se alegrar, pois não tem mais nada com Felipe. Ivana diz a sua mãe e a Valentina que José Miguel está na capital resolvendo assuntos importantes e a pediu que o seguisse alguns dias depois de ter ido. Ela afirma que eles ainda não marcaram a data do casamento, mas que talvez assim que regressem da capital, o façam. Ivana diz a Valentina que espera que ela aceite de bom grado o pedido de sua mão, que será feito por José Miguel, pois é melhor que aceite sua derrota.

Cristina, furiosa, reclama com Maria da Luz por ter pego a roupa suja de sangue de Rodrigo, e a diz que se a filha ousar estragar sua felicidade, jamais a perdoará, pois ela confia em Rodrigo e precisa dele para ser feliz. Começam as propagandas da escola de Valentina e no povoado todo espalha se um rumor de que os pais que permitirem que seus filhos frequentem essa escola estarão arriscando as vidas das crianças. Timóteo ouve isso e diz que é pura bobagem. José Miguel se surpreende ao ver Ivana.

Sorrindo, ela diz que quer demonstrar que ele conta com ela para tudo. José a pergunta aonde ela ficará hospedada. Ivana diz que ficará na casa de Valentina na capital, mas espera que possam se ver e jantar juntos. José Miguel diz que ligará para ela assim que ele se desocupe, mas que no momento não pode dar atenção. Rodrigo adverte Filadelfo que não quer mais vê-lo em sua casa. Sabino diz a Leonor que falará com José Miguel sobre tudo o que sabe. Leonor diz que ele pode dizer. Ele completa que poupará o assunto do romance de Leonor com Rodrigo, mas não por ela, mas por José Miguel.

Top