Alvo de uma ação civil, Globo renegocia contratos e reduz salários dos artistas - Portal Overtube Alvo de uma ação civil, Globo renegocia contratos e reduz salários dos artistas - Portal Overtube
Você está lendo
Página inicial > Entretenimento > Alvo de uma ação civil, Globo renegocia contratos e reduz salários dos artistas

Alvo de uma ação civil, Globo renegocia contratos e reduz salários dos artistas

A Globo está fazendo mudanças em seus contratos (Reprodução)

A Globo está fazendo mudanças em seus contratos (Reprodução)

Os artistas contratados pela Globo deverão ter seus contratos revistos dentro da emissora, além da redução dos salários de alguns profissionais. E existe uma boa explicação para que o canal esteja tomando essas decisões.

De acordo com o site Notícias da TV, o grupo é alvo de uma ação civil pública que vem correndo em sigilo na Justiça do Trabalho do estado do Rio de Janeiro. Tal ação veio depois da decisão de trocar os contratos de pessoa jurídica para pessoa física.

Tal mudança significa que o funcionário passará a ter a carteira assinada como um trabalhador comum. Muitos dos contratados da Globo estão temendo a alteração, já que acreditam ganhar mais como PJs (pessoas jurídicas), já que são menos descontadas.

Segundo a publicação, a ação feio de denúncias de profissionais da emissora que a acusam de tentar driblar leias trabalhistas, já que tais contratos de PJ não criam vínculos trabalhistas entre a empresa e o contratado.

Procurador da Coordenadoria Nacional do Combate as Fraudes da Relação de Trabalho do Ministério Público do Trabalho do RJ, Rodrigo de Lacerda confirmou a informação ao site, mas evitou dar grandes detalhes.

“Como a ação está em segredo de Justiça, não tem como informar os passos [do andamento processual], mas ela existe, sim, e surgiu a partir de investigações do Ministério Público do Trabalho, desde 2016, sobre a prática de contratação de figura jurídica para cobrir uma relação de emprego”, diz ele.

Embora tal ação possa durar antes, Rodrigo de Lacerda explica que muitas empresas têm decidido pelas alterações nos últimos anos, já que as multas também vão ficando mais altas à medida que o tempo passa.

Por fim, o Notícias da TV explica que a Globo confirmou que realmente está sofrendo um processo na Justiça do Trabalho, mas não revelou a conexão com tal ação e sua mudança na gestão dos contratos.

“Estamos revendo modelos de contrato para atividades estratégicas nas múltiplas plataformas das empresas Globo, em comum acordo e sem prejuízo para nenhuma das partes”, afirmou em nota.

Top